segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Porta e o Espírito da Verdade

                             Caravaggio
João Damasceno, foi um padre grego olhem o que ele nos diz sobre o conhecimento: "Nada mais excelente que o conhecimento. O conhecimento com efeito é a luz da alma racional...Pois como a privação da luz vem a ser a escuridão, assim a falta de saber é um entrevecimento da razão...Não permitamos que as paixões ofusquem a visão! pois por limpida e perspicaz que seja a nossa vista, é só com dificuldade que se logra aprender distintamente a verdade. Assim como a vista, quando distraída por divagações incessantes, é incapaz de enxergar distintamente as coisas, a menos que forceje por fixar livremente o objeto assim também nós queremos livrar-nos de toda pertubação da razão e aproximarmos da verdade.

Mas não basta ir-lhe ao encontro e chegar á sua porta, senão que é mister bater com força, para que ao abrir-se-nos a porta possamos contemplar a formosura que ali reside.
A porta é a letra. O aposento nupcial que se encontra por detrás da porta e a beleza de "pensamentos" que nela se oculta é realmente o "espírito da verdade".
Batamos com insistência, leiamos uma, duas e mais vezes; se assim cavarmos, depararemos o tesouro do conhecimento e teremos riqueza em abundância! Procuremos, pesquisemos, examinemos, perguntemos!
Pois quem pede recebe, quem procura encontra e a quem bate abrir-se-lhe-á.
Se formos estudiosos muito saberemos.
Pois tudo deve ser conquistado á força de zelo e trabalho.

Sendo este um texto antigo, grego,  suas palavras cruzam gerações, e uma das formas de sua interpretação é que na vida as coisas não saem de graça para ninguém a menos que sejamos usurpadores de outros. Damasceno fala sobre conhecimento mas quero falar aqui sobre a  verdade.
 A verdade posta pode-se interpretar nos dias de hoje; como a verdade sobre todas a coisas que estão ao nosso alcance. Penso que o mundo em que vivemos anda precisando da verdade. A verdade no trabalho, a verdade no conhecimento;  nos casamentos, nos namoros a verdade das coisas certas para os filhos serem pessoas melhores, e principalmente a verdade nessas pessoas que governam esse país onde a maioria se conclama cristão.
A verdade pode ser tantas coisas, que nós como indivíduos únicos temos que achar um meio de termos nossa própria verdade mas que juntas com outras verdades consigamos chegar a um denominador que pode até ser o conhecimento.
Será que minha idéia é meio antiguada para os dias de hoje?  concordar com Damasceno quando ele diz que as coisas devem ser conquistadas com zelo (justiça) e trabalho? 

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês

Frase Pulsante da Semana: "A vida como a fizeres estará contigo em qualquer parte". (C. Xavier)

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.

2 comentários:

  1. O conhecimento, ou a busca do conhecimento é a razão do pensar. Parabéns pelos textos aqui expostos.

    Luiz César

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal estou aqui novamente para agradecer os acessos. E desta vez ao comentário de Luiz César, realmente o pensar vai do básico ao mais elaborado, temos que usar essa massa cinzenta pra tudo. Há estudos que dizem que usamos tão pouco nosso cérebro; imagina se usassemos da maneira correta como seria.
    Bom
    Até o próximo post.
    C.Q.P.

    ResponderExcluir