segunda-feira, 9 de abril de 2012

Conhecimento Filosófico

               Albrecht Durer
O Conhecimento Filosófico não é baseado em preferências ou pesquisas de consumidores. Apesar de ser usado em muitas finalidades é um conhecimento que opera em rigorosos estudos com encadeamentos focados na lógica onde os procedimentos exige uma fundamentação argumentativa racional do que está sendo pensado. Pode-se dizer então que é um trabalho intelectual sistemático porque não se contenta em obter respostas práticas e imediatas. As idéias são provadas e demonstradas racionalmente. Trata-se de um conhecimento que está sempre em transformação onde os estudos são baseados na ciência e reflexivos e críticos ao mesmo tempo. Também pode-se dizer que trabalha para um caráter emancipatório de nós mesmos da nossa caminhada individual ou em sociedade. O questionamento que fazemos sobre algo ou coisas sempre foi uma peça fundamental do conhecimento sendo que para mudar alguma coisa em nós mesmos ou no mundo temos que colocar todas as questões na dúvida. É na dúvida que novas hipóteses são levantadas. Mas a realidade que se constitui o conhecimento são de vários níveis e estruturas na qual não serão abordados aqui.

A nossa realidade é bem complexa tivemos nós que apropriar-nos e aceitar-nos vários tipos de conhecimento para que a gente se entendesse.
De forma bem ampliada pode-se dizer que o conhecimento é o que nos distingue; é um método universal de análise usado em todas as vertentes do pensar, e que intervem de forma categórica na nossa realidade.
É interessante ressaltar que todos nós em diferentes níveis fazemos posse destas estruturas do pensar.

Acho que o problema todo se dá quando essas vertentes do entendimento se colocam como grau e pensamento absoluto como todos os dias aparecem por aí. E as ideologias sendo usadas para perversidade e para fins de destruição.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês

Frase Pulsante da Semana: "O Ser e o Ter e o Fazer são como triângulo
                                              no qual cada lado serve de apoio para os demais.
                                              Não há conflito entre eles". (S. Gawain)

Até segunda-feira que vem

Cérebro Que Pulsa.


2 comentários:

  1. A relatividade das coisas não é uma regra, mas sim uma realidade. A busca contínua do saber é que nos leva a questionar cada vez mais, pois não ha limite no conhecimento; novas questoes e novas possibilidades nos levam ao eterno pensar.

    C.A. SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a todos que acessaram este artigo e ao C.A. obrigado por suas visitas. Até os próximos artigos.

      C.Q.P.

      Excluir