
Mas não basta ir-lhe ao encontro e chegar á sua porta, senão que é mister bater com força, para que ao abrir-se-nos a porta possamos contemplar a formosura que ali reside.
A porta é a letra. O aposento nupcial que se encontra por detrás da porta e a beleza de "pensamentos" que nela se oculta é realmente o "espírito da verdade".
Batamos com insistência, leiamos uma, duas e mais vezes; se assim cavarmos, depararemos o tesouro do conhecimento e teremos riqueza em abundância! Procuremos, pesquisemos, examinemos, perguntemos!
Pois quem pede recebe, quem procura encontra e a quem bate abrir-se-lhe-á.
Se formos estudiosos muito saberemos.
Pois tudo deve ser conquistado á força de zelo e trabalho.
Sendo este um texto antigo, grego, suas palavras cruzam gerações, e uma das formas de sua interpretação é que na vida as coisas não saem de graça para ninguém a menos que sejamos usurpadores de outros. Damasceno fala sobre conhecimento mas quero falar aqui sobre a verdade.
A verdade posta pode-se interpretar nos dias de hoje; como a verdade sobre todas a coisas que estão ao nosso alcance. Penso que o mundo em que vivemos anda precisando da verdade. A verdade no trabalho, a verdade no conhecimento; nos casamentos, nos namoros a verdade das coisas certas para os filhos serem pessoas melhores, e principalmente a verdade nessas pessoas que governam esse país onde a maioria se conclama cristão.
A verdade pode ser tantas coisas, que nós como indivíduos únicos temos que achar um meio de termos nossa própria verdade mas que juntas com outras verdades consigamos chegar a um denominador que pode até ser o conhecimento.
Será que minha idéia é meio antiguada para os dias de hoje? concordar com Damasceno quando ele diz que as coisas devem ser conquistadas com zelo (justiça) e trabalho?
Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês
Frase Pulsante da Semana: "A vida como a fizeres estará contigo em qualquer parte". (C. Xavier)
Até segunda-feira que vem.
Cérebro Que Pulsa.
O conhecimento, ou a busca do conhecimento é a razão do pensar. Parabéns pelos textos aqui expostos.
ResponderExcluirLuiz César
Olá pessoal estou aqui novamente para agradecer os acessos. E desta vez ao comentário de Luiz César, realmente o pensar vai do básico ao mais elaborado, temos que usar essa massa cinzenta pra tudo. Há estudos que dizem que usamos tão pouco nosso cérebro; imagina se usassemos da maneira correta como seria.
ResponderExcluirBom
Até o próximo post.
C.Q.P.