segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conhece-te A Ti Mesmo

                           Lucian Freud
Esse aforismo grego escrito nos pórticos de Delfus na Grécia Antiga, já a algum tempo me acompanha colado na parede em meu ateliê. Está lá onde eu possa ver todos os dias e tentar fazer um registro de significação  dessa frase. Há princípio é uma frase simples, muito fácil de ler; mas entende-lâ de verdade e absorvê-la, tentar levâ-la para o nosso dia a dia já é outra história. Todos nós até aquelas pessoas que julgamos de alta periculosidade, nos achamos com direitos. Direitos esses de fazer-mos o que a nossa vivência e história de vida, achamos ser o certo. Por exemplo: quando temos dor achamos que é nosso direito ser atendidos primeiro; quando temos filhos devemos passar antes de todos porque somos pais, algumas ou muitas pessoas compram coisas roubadas como por exemplo: um celular ou qualquer artigo seja ele qual for pois afirmam que fazem porque senão fizerem outros compram, muitos levam seus cachorros e nem recolhe seus excrementos porque dizem que a maioria não o faz; muitos prédios não separam o lixo porque muitos não o fazem; pessoas fazem sexo com menores se achando no direito; também usam corpos de outros tudo se achando no direito. E assim se cria e vivemos num círculo de vícios, representações falsas em todos os sentidos misturados com idéias hipócritas. Mas aos olhos de uma sociedade hipócrita somos todos corretos.

Para muitos a idéia de ser uma pessoa correta é dizer que se não matam ninguém já é o bastante. Isso tudo ainda vem misturado com a palavra cidadania que todos nós afirmamos conhecer.
Somos nós tão conhecedores de nós mesmos?
Há tanta coisa no mundo acontecendo simultaneamente que temos tanta certeza. Todos somos suscetíveis e nem percebemos nossas falhas. Prejudicamos de inúmeras formas, indiretamente ou diretamente. Mas numca é intencional pelo menos é assim que toda a humanidade se defende.
Então aquela frase simples um aforismo filosofal se transforma.

Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação comigo, com os outros e com o mundo.
Eis aí o nosso Santo Graal; mais uma frase que ultrapassa séculos mas que devería ser uma das nossas procuras.
Conhecer-se.

Enfim...Coisas que Passam..Que Compartilho Com Vocês.

Frase Pulsante da Semana: "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". (Platão)

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.

3 comentários:

  1. Muito Bom!!!
    Beijão
    Rê.

    ResponderExcluir
  2. Para nos permitirmos a filosofar sobre o ser humano, é preciso que conheçamos a nós mesmos antes de qualquer coisa. Que a partir deste autoconhecer possamos estabelecer comparativos, analisar e tentar compreender as faces do ser. Somos complexos por natureza, mas quanto mais buscamos desvendar nossos próprios mistérios, mais nos aproximaremos da compreensão do outro. Mas não tenhamos conosco a presunção de que apenas isto baste, pois ainda assim temos que encontrar onde nos alocarmos neste bojo social.
    Tema complexo...

    C.F.Y. - RJ

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal como faço a cada término de artigo estou aqui novamente para agradecer os acessos e as postagens.
    Ao C.F.Y muito bacana seu comentário. E complementando que para a educação e elevação a procura é eterna.

    Abraços á todos. E até o próximo post.

    C.Q.P.

    ResponderExcluir