domingo, 1 de fevereiro de 2015

Compreensão e conhecimento

Paul Klee
Tudo que acontece em nosso mundo interpretamos a partir de um conjunto de conhecimentos e valores associados a nossa realidade, ao modo como vemos e compreendemos as coisas, e raramente esta regra da natureza humana é quebrada. Dentre as exceções que observamos, há aquelas que partem de pessoas que buscam compreender o outro não a partir de si mesmas, mas a partir do outro mesmo, buscando compreender como e onde o outro está inserido na realidade.
Essa visão do outro, não pelos nossos próprios valores, mas pelos valores do meio em que ele se encontra, nos possibilita uma maior capacidade de compreensão do seu mundo. Não necessariamente o compreenderemos, pois mesmo buscando entende-lo a partir de seus valores, talvez não sejamos capazes de “viver seu valores e conhecimentos”. Mas sem dúvida alguma é um grande passo na busca do entendimento e compreensão da humanidade. Parece simples, mas foram necessários até mesmo séculos se passarem para que este conceito pudesse se tornar uma forma de agirmos na busca do bem comum. Mesmo assim, trata-se de uma exceção, de algo diminuto na prática das relações sociais, bastando se olhar para o mundo, perceber os conflitos e todo sofrimento existente para ter a certeza de que ainda há muito a se fazer.
Quando pensamos em questões como estas é que percebemos que talvez o maior desafio do homem para viver em harmonia e paz seja a sua própria natureza. Talvez seja a natureza humana o maior obstáculo para que ele consiga viver feliz. Sempre está na natureza humana a origem dos problemas, conflitos e atalhos que desviam o homem do caminho da sua felicidade, de uma vida em harmonia e paz. Da mesma forma, é na natureza humana que encontramos a origem do bem que nos proporciona as realizações e conquistas humanísticas, a valorização do amor, da paz, da justiça e da irmandade. Eis novamente o grande desafio: o equilíbrio e a inteligência necessária para lidarmos de forma adequada com a própria natureza. Para tal, sem dúvida alguma é necessário continuarmos na busca contínua do conhecimento e de inteligência, para quem sabe balanceando este conjunto com valores morais e éticos chegarmos até a sabedoria. Não falo na sabedoria dos mestres, mas na sabedoria da vida; aquela que nos permitirá viver em maior harmonia, com menores injustiças e conflitos, com maior compreensão do próximo e de nós mesmos.
O conhecimento e a inteligência devem ser formados não apenas do que nós compreendemos, mas também daquilo que discordamos e que faz parte da verdade de outro. É a harmonia dos conhecimentos que nos revela os verdadeiros valores.
Lembremo-nos de quantos exemplos tivemos na história da humanidade de pessoas que por estarem a frente de seu tempo foram ridicularizadas, excluídas e até mesmo mortas por representarem um desafio a algumas verdades e instituições então estabelecidas como incontestáveis. Dentre eles, muitos foram reconhecidos como gênios e revolucionários após a sua morte, quando o mundo revelou que estavam certos. Adiante de seu tempo, foram vítimas da incompreensão e da intolerância, da natureza humana.
 
Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.
 
Frase pulsante da semana: "O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço: quanto maior a nossa compreensão, maior o nosso contato com o desconhecido." (Blaise Pascal)
 
Até a próxima segunda-feira!
 
Cérebro Que Pulsa

7 comentários:

  1. Eu sempre busquei entender e viver um pensamento de que se entende a partir do outro, sem que este o molde...
    Agregar conhecimentos, cultura e inteligência não poder ser elemento desagregador da busca pelo outro com suas falhas e fraquezas. Interagir e fazer crescer dever-se-ia ser uma posição normal de cada ser na comunhão que gera tolerância e cooperação.
    Pulsou legal nesta postagem como um estimulo do encontro, da busca da completude bem inserida na humanidade. Parabéns.
    Uma linda semana a vocês.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez agradecemos pela visita e pelas sensatas palavras.
      Um abraço e uma belíssima semana!

      Excluir
  2. Bonito texto e muito pertinente aos dias de hoje, onde os conflitos de visão de nundo separam a sociedade entre nós e eles, quando na verdade todos queremos o mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço e obrigado pela visita. É sempre animador perceber que não somos uma ilha, mas que existem muitas pessoas que compartilham o mesmo pensamento.
      Uma excelente semana!

      Excluir
  3. Querida amiga

    O pensar
    muda a vida.
    Para melhor dependendo de seu tempo.
    Para pior dependendo de quem esteja ao seu redor.
    Porém diante da brevidade da vida,
    quem pensa,
    exerce a sua humanidade de forma plena.

    Que ainda haja estrelas em seu coração,
    é o que deseja minha vida para a tua.

    ResponderExcluir
  4. Não só conhecimento mas talvez vivência em todos os sentidos.
    Bom texto e frase.
    Janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, considerando que a vivência, ou a experiência, como dizem os intelectualistas, é uma das formas de conhecer.
      Uma linda semana para ti!

      Excluir