domingo, 1 de dezembro de 2013

Poemas e Poesias..Um lugar comum

O Caminho da Vida - Anita Malfatti
Ao concluir o texto que seria a postagem deste final de semana, levado por uma inspiração súbita, me coloquei a pensar sobre como os poetas conseguem na beleza de uma poesia abordar tanto o lado bom quanto o lado desagradável da vida. Como poesias com textos totalmente diversos conseguem nos transmitir a mesma mensagem. 
É em homenagem a estes mágicos das palavras e dos sentimentos que decidi substituir a minha postagem elaborada por dois poemas que, apesar da abordagem distinta, nos fazem refletir sobre o mesmo tema. Seguem poemas de dois homens que se diferenciaram entre nós:

O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Charles Chaplin


A Descoberta do Amor

Ensaia um sorriso 
e oferece-o a quem não teve nenhum. 
Agarra um raio de sol 
e desprende-o onde houver noite. 
Descobre uma nascente 
e nela limpa quem vive na lama. 
Toma uma lágrima 
e pousa-a em quem nunca chorou. 
Ganha coragem 
e dá-a a quem não sabe lutar. 
Inventa a vida 
e conta-a a quem nada compreende. 
Enche-te de esperança 
e vive á sua luz. 
Enriquece-te de bondade 
e oferece-a a quem não sabe dar. 
Vive com amor 
e fá-lo conhecer ao Mundo.


Mahatma Ghandi

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana:  "Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele."   (Platão)

Um comentário: