segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Tempo De Cada Um

                        Ibere Camargo                      
Os veículos de comunicação quando citam o "tempo" costumam dizer que este, é a mercadoria mais preciosa neste mundo. A questão é: ficou simples e fácil colocar a culpa no tempo de todas as faltas de organização e controle. Quando alguém nos cobra algo ou comenta sobre nós mesmos a gente logo se defende, sobre a nossa falta de tempo. Tudo e todos usam essa maneira de diálogo. Estamos acostumados a ouvir. Mas será que tudo funciona assim mesmo? tudo gira em torno do tempo?. Usa-se a justificativa do tempo para uma conversa, ou para defesa, para explicarmos algo, para a valorização de nossos atos, julga-se também pelo tempo que damos ou o tempo que nos é prestado.
A vida passa a ser descartável por falta desse tempo que tanto se fala. Joga-se fora e compra-se outro novo qualquer é assim que estamos. Até os relacionamentos tornaram-se mais descartáveis, não se dá mais uma chance de melhora e conhecimento. Não deu certo? troca-se de parceiros como se fosse uma mercadoria. A troca virou rotina e banalização.
Não precisamos viver neste vento norte sempre a espreita dos deslizes alucinantes. A correria atrás do dinheiro faz com que a vida pareça ser mais veloz do que realmente é. E todos acabam justificando-se dos compromissos com reclamações rotineiras e até pequenas. A vida a alguns séculos atrás era bem mais difícil que hoje.
Por falta de tempo corremos dos outros e de nós mesmos. Quando se houve alguém que leva uma rotina calma e tranquila muitos ficam espantados porque estes parecem ser os transgressores dos valores do tempo.
Há pessoas que gostam de dizer que não tem tempo; e estas parecem ser a maioria hoje em dia, será que é considerado chic? ou moderno, usar isso o tempo todo?


Talvez seria bom, desligar a tv para a novela, tar um tempo no facebook, desligar o celular, ler menos notícias que não nos acrescentam nada de bom, cuidar menos daqueles na qual achamos que somos responsáveis, respirar mais profundamente, prestar mais atenção naqueles que não fazem parte de nossos afetos.
Talvez assim poderemos entender qual é o nosso tempo.
Porque como dizia Quintana a vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
E então recomeçarmos com uma boa conversa.
Que não seja... a falta de tempo.

Enfim...coisas que passam... que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da semana: " A chave do sucesso na vida é o conhecimento do valor das coisas". Ou como dizia Platão: "Não deixe de descobrir tarde demais o que é realmente importante em sua vida".

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.

Um comentário:

  1. ...o tempo não para...podemos nos perder do tempo ou então até mesmo sermos atropelados pelo tempo...cada um de nós precisa descobrir o seu tempo das coisas...só não nos esqueçamos de correr

    ResponderExcluir