segunda-feira, 30 de julho de 2012

Éthos

                     Ado Malagoli
Nunca se falou tanto nos últimos tempos sobre "Ética". Há sempre alguém na imprensa com este discurso. No caso de nós brasileiros ouvimos essa palavra constantemente, principalmente pela boca dos administradores desse país. Pelos corredores do congresso é só ficar parado um pouco, que logo passa alguém com este discurso. E todos que passam por lá, se defendem através dela. Mas como já disse algumas vezes cria-se uma ética para os outros. Há questão do termo linguístico não citarei até porque para os gregos o éthos tinha vários significados. Mas a ética está lá, quando tomamos decisões individuais ou coletivas de cunho político ou sentimental, decisões de empresas ou instituições. A ética também está envolta com questões de guerra ou paz desigualdades gerais, equilibrios naturais, preservação de vida futura, etc. Mas todos aí sabem  qual a diferença da moral para a ética? Há aqueles que afirmam não ter diferença. Mas penso que pode ter alguma coisa sim,  pois a moral são tipos e normas e valores herdados do passado e da tradição; é aquilo que nos foi transmitido como código de comportamento que já existiam antes de nós como normas e regras sólidas. Já a ética trata-se de regras de comportamento que podem ser inventadas ou construídas ou até mesmo forjadas para a mentira, são mudanças que podem e sempre ocorrem no curso de nossas vidas. Mas aqui estou citando diferenças superficiais, existe mais idéias em relação as diferenças.
Pensando bem... Dá até para entender porque a ética é tão atrativa na política. A ética na realidade é uma preocupação individual ou com os outros.

Todos nós estamos inseridos nessa abertura que jamais se fechará. É esta abertura que aprofunda nossas relações com os outros. A resposta é saber o que todos nós queremos.

A sempre o desconhecido entre nós, sobre tudo o que é nos ofertado na vida.
Essa preocupação com os outros, que se chama "Etica", também pode muito bem ser a preocupação com outra coisa.
Denuncia-se ferozmente a hipocresia?
Ou será que o dinheiro compra tudo mesmo.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana: "Sem esforço não existe vitória.
                                              Ao escolher com sabedoria viver sua vida com otimismo, seu coração
                                               Sorri, seus olhos brilham e a humanidade agradece por você existir".
                                               (P. Neruda).

Até segunda-feria que vem.

Cérebro Que Pulsa.

3 comentários:

  1. Quem diz que o dinheiro compra tudo está à venda. ( do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )

    ResponderExcluir
  2. Abraços, abraços, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! estou aqui novamente como faço quase todos os Domingos; agradecer aos acessos e aos comentários postados.
    Espero todos na próxima segunda-feira.

    Cérebro Que Pulsa.

    ResponderExcluir