segunda-feira, 2 de julho de 2012

As Incertezas

                                    Lucian Freud                             
Não quero alguém que morra de amor por mim. É assim que Mário Quintana começa mais uma de suas poesias. Todos nós temos incertezas na vida, e isso é bem normal pelo menos  eu acho. Quem não gostaría de encontrar o amor da sua vida, um bom trabalho, amigos fiéis e companheiros. Neste mundo de idas e vindas, uma coisa é certo; buscamos a felicidade de alguma maneira. Para alguns a felicidade está no que se conquista, ou seja bens materíais, para outros está baseado em uma felicidade interna pessoal o estar bem consigo mesmo, independente de ter ou não bens. Ou tem também aqueles que transferem a sua felicidade para o outro; o ser é feliz por o outro existir. Enfim... tem para todos os gostos, e sentidos a sua maneira de buscar a felicidade. Talvez o certo sería nem uma coisa e nem outra; um equilíbrio em tudo isso. Desse modo não havería tanto exagero, nas atitudes que se veem por aí, de desafetos e desatinos. Bom...fiquemos em mais uma segunda-feira, com mais um mestre da poesia a iluminar nossa semana, a nos brindar com mais uma sabedoria de vida.

Certezas
...
Quería ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras,
Alguém me valoriza pelo que sou...
Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons
Sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente
Importa, que é meu sentimento...e não brinque com ele.
E que esse alguém me peça para que eu numca mude, para que numca
Cresça, para que eu sempre seja eu mesmo...
Quero poder acredirar que mesmo se hoje fracassar amanhã será outro dia
E se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos
Talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.
Que eu numca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas...
Que a esperança numca me pareça um "não" que a gente teima em maquiá-lo de verde e
entendê-lo como "sim".
Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder
Dizer á alguém o quanto ele é especial e importante para mim,
Sem ter de me preocupar com terceiros...
Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.
Quero um dia poder dizer as pessoas que nada foi em vão...
Que o amor existe, que vale a pena se doar as amizades e ás pessoas,
Que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim...
E que valeu a pena.

Este foi mais uma vez Mário Quintana.
Talvez essa poesia tería mesmo é que ter o título de incertezas. É tanta coisa que pensamos ao longo de nossas vidas.
 E as incertezas é algo que realmente fica de tudo quanto sabemos, até mesmo do óbvio que conquistamos e compreendemos.
Mas pode-se duvidar e isso também é bom.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana:
 "Cada qual pagará a si mesmo pela má ação que cometeu praticando uma boa ação, cada qual se purificará a si mesmo. Não se pode purificar uns aos outros". (Buda)

Até Segunda-Feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário