segunda-feira, 23 de julho de 2012

Para Que Tudo Isto!

                                Dali                                                         
Algumas semanas atrás eu acabei escutando em uma livraria alguém dizer: para que filosofia. Até fiquei bem impressionada com o que estava a ouvir naquele ambiente de literatura. O bom da democracia é isso, o de ir e vir e suas variantes de expressões. O problema as vezes é que a gente escuta cada opinião alheia sem querer. Que as vezes nem tem fundamento. Enfim..não me recordo se já falei sobre este assunto a "filosofia". Então será nossa abordagem hoje. Começo o enlace dizendo que há muitas coisas na vida que nos são extremamente úteis. Não só os nossos pertences materiais que nos facilitam a vida de alguma maneira como por exemplo: as bicicletas, os carros os computadores, etc. Mas existem aqueles pertences que são só nossos. Os bens muito pessoais que nos fazem de alguma maneira refletirmos nem que seja por alguns instantes o que somos ou o que queremos da vida. Esses bens acrescentam a nossa essência de ser quem somos.

A filosofia é assim é uma uttilidade que só nos beneficia. Mas só entende disso na realidade o indivíduo que tem algum tipo de leitura, sobre estas questões. Mas é evidente que todos fazemos filosofia porque nos manifestamos sobre algo. Isso já é filosofar. A citação que farei agora é de Marilena Chauí:
Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não deixar guiar pela submissão ás idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e á sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é a mais útil de todos os saberes de que seres humanos são capazes.
Como pode-se observar, o conteúdo é vasto e estimulante quando se deseja alguma melhora para si mesmo ou em torno de sí.
Por mais que a sociedade viva em uma correría constate pelo desejo da sobrevivência do ter, adquirir e ser; nada mas nada mesmo se constrói sozinho. Como disse Espinosa: a filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos se desejarem a liberdade e felicidade.
Então a Filosofia é mais um empurrão que todos deveríam usá-la a seu favor.
E deixar para trás a pergunta para que Filosofar.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana: "O sábio teme o céu sereno; em compensação, quando vem uma tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento". (Confúcio)

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.

3 comentários:

  1. Olá Janicce!
    Segundo o dicionário Aurélio:
    Filosofia: estudo que visa ampliar incessantemente o estudo da realidade, no sentido de aprendê-la na sua inteireza.
    Marilena Chauí tem razão ao dizer “que a Filosofia é a mais útil de todos os saberes de que seres humanos são capazes”.
    Tenha uma excelente semana!
    Parabéns pelo blog e pela postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, venha rir e chorar com DOROTÉIA, a passiva fumante. º~º http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson!
      Como já deves ter lido o meu comentário em teu texto, nem vou me esticar. Agradeço novamente a tua presença e dizer que gostei dos teus textos já li alguns. E estamos aí...nesta rede, conhecendo gente nova com trabalhos diversos nessas cosntantes ligações que fazemos.E isso é muito bom!!!

      Até mais ver. Boa Semana!

      Cérebro Que Pulsa.

      Excluir
  2. Olá Pessoal estou aqui novamente como tento fazer todos os Domingos agradecer os acessos que o Cerebro recebe, e agradecer a aqueles que colocam as suas postagens.
    Muito abrigada, e até o próximo artigo.

    Cérebro Que Pulsa.

    ResponderExcluir