segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Ilha Da Fantasia

                                      Tarsila                                                         
Alguém há de lembrar, o seriado que passava na tv, onde as coisas aconteciam e quase tudo era permitido. Desde que tivesse poder econômico é claro chamava-se a ilha da fantasia. A quem diga e acredita, que no Brasil também pode-se tudo. Alguns estranjeiros na qual tenho contato vão logo a me perguntar sobre as mulheres alegres, sobre homens bonitos, as lindas paisagens, as festas que se dão por aqui a nossa política, etc. Mas tudo em um tom de oba! oba! com um sorriso no rosto e um molejo no corpo. Nos seus gracejos fica-se subentendido que pode-se tudo por aqui. E a gente que faz um trabalho a fim de melhorar o meio ou de se melhorar a si próprio fica com aquele sentimento de impotência ou com cara de paisagem frente a algumas perguntas que nos fazem.

Aqui tudo vira moda, música, palavrão, programas, ou brincadeiras. A tv está aí a nos mostrar. Mas há que ache tudo normal. Uma das palavras que está na moda no momento é a "Ética". Quem já não ouviu falar em ética e nos conselhos de ética. Nessas idas e vindas no aeroporto alguém me pergunta qual era a ética da política brasileira. Poucas vezes na vida fiquei com vergonha, por uma razão ou outra qualquer. Mas havia algumas pessoas a observar a conversa, e estavam esperando uma opinião. Mas não soube responder. Pelo menos a ética brasileira não soube. Fiquei sem resposta porque na hora veio a minha mente a ilha da fantasia, com todos esses políticos em voga de vários estados, num tom festeiro novamente no chamado oba! oba! com os dedos aos céus no chamado trem da alegria. Em cada mão o dinheiro público sendo disperdiçado, mal usado. Bom na verdade é bem usado, mas de uma forma na qual o brasileiro, cidadão não participa. E muitas das vezes nem tem a idéia o quanto usa-se de forma indevida o dinheiro público. Mas por incrível que pareça a aqueles que também achem isso tudo normal. Principalmente quando o nome "político" é usado. Político com dinheiro na meia, na cueca, na bolsa, na mala, passou a ser tão normal como equações rotineiras de matemática.
Não há nada de novo nessas idéias e tão pouco atitudes que não se saibam.
Mas vou admitir, que de uma forma geral me parece que existe um grau elevado de instabilidade incoerente no pensamento da sociedade.

Porque o problema há quando tudo que se expõe e protesta, para muitos...acabam sendo atitudes de inércia e uma sociedade  entender normal o sistema político brasileiro ser tão desonesto.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana: "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida". (J. Dewey).

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.

3 comentários:

  1. Janice, gostei da sua abordagem nas diversas postagens. Uma análise objetiva e realista do pensamento e atitude.

    M.D.Wilter

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado viu? muito bom.

    Rê.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! estou aqui para agradecer os acessos e os comentários postados. É bom ter um feed back dos artigos.
    Espero á todos na próxima semana.

    Cérebro Que Pulsa.

    ResponderExcluir