segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Mito Da Caverna

                                      J.S.E.                                                     
O Mito da Caverna de Platão, é um dos textos mais lidos no mundo dentro deste universo que é a filosofia. A história nos diz que alguns homens ficaram presos dentro de uma caverna onde ficaram voltados para o fundo. Então ali eles contemplavam um facho de luz que refletia sombras para o fundo da parede. Este então era o mundo deles. Se contentar com sombras. Um certo dia um dos habitantes desta caverna resolve voltar para o lado de fora e logo ficou cego por alguns instantes devido a claridade da luz. E aos poucos começou a vislumbrar outras coisas, que na caverna não havia. Então começa a perceber cores, imagens reais, a natureza, outros modos de vida. O habitante cheio de emoções volta para a caverna para narrar o que havia visto aos seus amigos. Mas estes não acreditaram e revoltados com a mentira que pensavam que fosse, o mataram.

Platão com isso queria dizer que, muitas são as cavernas em que estamos envolvidos e acreditamos e pensamos ser aquela a realidade absoluta. Aquelas pessoas que lá ficaram não queríam ver a verdade batendo á porta. Na qual existem muitas coisas no mundo para serem vistas e pensadas, realizadas, experimentadas, preferiram ficar com suas imaginações sem averiguar o possível. É muito comodo ficarmos repetindo informações e dogmas que todos praticam e falam, e não averiguarmos o porque de fato as coisas são feitas de uma maneira e não de outra. Isto é muito comum em nossa sociedade. A maioria nem quer saber o porque se pratica certos atos.
A educação de uma pessoa hoje, não dá mais para ser, por repetição de fatos onde o conjunto de instituições é que decide como educar. Até porque essas instituições também passam por um cansaço generalizado de ações.
Cada indivíduo quer sejam pais ou não são responsáveis por ser humanos mais centrados na vida. Por mais que os meios correcionais digam o que pode e o que não pode ser feito, quem sabe realmente dos "seus" são a família.
É o casal que tem que dar sentido o porque e para que de se ter filhos. Não se pode mais agir levianamente. Não dá mais para transferir novelas e filmes de ficção para a vida real.

Mas até quando alguns escolherão o fundo da caverna? Será que há uma pré-disposição ao engano, ou a um cansaço generalizado, ou puro comodismo para a vida?

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana: "...O tempo é algo que não volta atrás. Por isso plante seu jardim e decore sua alma. Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores...". (Shakespeare)

Até Segunda-Feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.




3 comentários:

  1. Perfeito! Se cada pessoa pensante se concedesse um tempo para refletir sobre isto, certamente teríamos condutas diferentes nos meios de convivência.

    Kadu

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Precisamos refletir sobre o assunto.

    Felipe

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal!
    estou aqui novamente, como tento fazer todos os domingos, para agradecer ao número de acessos e os comentários postados pelo Kadu e Felipe.
    Até o próximo post. Paz e bem á todos.

    Cérebro Que Pulsa.

    ResponderExcluir