segunda-feira, 18 de junho de 2012

Freheit Sem Fronteiras

                            Portinari
 De um modo geral todos nós temos adjetivos para dar á palavra Liberdade. E todos tem uma maneira de se posicionar frente a ela. Mas analisando este termo profundamente ele é bem complexo. Muitas vezes uma palavra pode ter várias interpretações o que pode causar um terrível transtorno e estranhamento entre povos. Por exemplo: essas guerras aunciadas todos os dias entre países de todos os continentes há sempre uma indisposição com algum povo ou etnia. Esses desacordos são por uma maior ou menor liberdade. Aqui no Brasil quando não votamos estamos desabilitados para fazer concurso, ficamos com o imposto de renda comprometido etc, ou seja temos a nossa liberdade limitada. Ou então deixa a polícia abordar qualquer cidadão sem documento para ver o que acontece; você acha que vai ser tratado com a maior liberdade do mundo? Então pode-se dizer que a liberdade é um assunto ilimitado como o universo. Por pouco tempo ou muito tempo, e isso somos nós que vamos dizer. Bom...mas isto é outra história.
Para Kant a liberdade vem como auto afirmação e determinação que constitui-se na dignidade e integridade da pessoa. Mas concordo com Hegel que diz que a liberdade está na consciência e é na consciência que o homem reconhece a si mesmo e os outros numa vivência em sociedade. Bom também não a nada de novo nisso. Mas é bom ressaltar, acho que tudo vem da consciência de cada um.
Estamos no mundo batalhando por nossas vidas como qualquer um. Por mais que achamos que temos liberdade, isso não nos dá o direito de tratar a outra pessoa como simplesmente um outro, no seu sentido diminutivo da palavra. Há de se ter consciência que para termos o que temos e almejamos todos os seres do planeta também estão colaborando para um equilíbrio geral.
Por fim penso que as coisas se darão numa harmonia respeitável quando o ser humano "eu" e "tu" aprendamos a conjugar o "nós" com mais veemência e respeito.
Talvez a palavra Liberdade ache mais sentidos que realmente valham a pena, ser seguidos e mostrados aos quatro cantos deste universo, que está precisando de boas ações para serem copiadas.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana:
"Um bom amigo que nos aponta os erros e as imperfeições e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro". (Sakyamuni.)

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário