segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Ética Dos Outros

                                   Mondrian
Todo mundo que se diz brasileiro está de acordo, que o nosso país vive um problema muito sério no que diz respeito a ética. E não é de hoje. Charles Darwin, já mencionava os problemas de corrupção quando passou por aqui. Ou seja faz tempo. É ironico e deprimente que nossos políticos saibam o que é etica só quando estão prestes a serem cassados seus mandatos, junto com a sujeira, lamaçal mesmo! a ser descoberto. Quem não se lembra de collor e todas essas CPis ao longo desses anos até chegar em Demóstenes a nova onda política do momento. São tantos, que a jente até se perde. O depoimento de Demóstenes para o conselho de ética, me faz pensar que esses políticos pensam e agem como se todos os brasileiros são realmente ignorantes. Só pode. Nessas horas juram pela família, pela mãe, falam de Deus, e citam até filosofia.Talvez esse Senador tenha levado a risca o poder de seu nome e o poder que os filósofos tinhas antigamente. Sim né´, porque alguns eram considerados Deuses!

Bom...mas quero afirmar que apesar deste lamaçal! em que estamos envoltos e quase numca saímos, a muita jente por aí,  fazendo coisas boas. Gente que ajuda o próximo de verdade e que faz barulho no mundo. E uma dessas pessoas é Henrique Dussel um filósofo contemporâneo vivo e muito atual que nasceu em 1934 na Argentina.
Dussel nas suas palestras e nos seus livros diáloga com o mundo por uma "ética da libertação". Seus livros são bem conhecidos.
O filósofo faz uma crítica ao mundo globalizado, partindo do pressuposto que ao mesmo tempo que este mundo constrói sua identidade também produz o seu outro numa exclusão das grandes maiorias da humanidade. (nada de novo! mas está aí). Ele faz uma denúncia as suas vítimas do sistema-mundo. Enrique Dussel faz uma crítica desse sitema que empobrece e destrói a milhares de pessoas.

Ao mesmo tempo que escrevo estas linhas, penso no senador Demóstenes junto com sua quadrilha se queixando que apenas aos 80 anos, terminará de pagar o seu apartmento de um milhão e 440 mil reais, e que ele não tem mais vida. Talvez seja por isso que ele tenha que beber um vinho de 30 mil reais a garrafa.
Afinal: "Pátria amada" se refere a quem? e para quem?

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana:
 "Não trabalhamos apenas para ganhar dinheiro, mas para encontrar o significado de nossas vidas. O que fazemos é grande parte do que somos". (A. Ryan)

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa.

2 comentários:

  1. Realmente o país vive uma crise de valores; esta crise vem do próprio lar, interesses pessoais acima de tudo. O TER está muito acima do SER atualmente. Vejam que se analisarmos o ser humano de hoje, valendo-nos de conceitos filosóficos e sociológicos, percebemos que estamos rumando ao caos social. É difícil aceitar que tantas pessoas estejam cegas, mas é o caminho que construímos nos tempos modernos. E este fenômeno é mundial.

    P. Sanders

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal! como faço quase todos os Domingos, estou aqui, novamente agradecendo os acessos e os comentários postados. Realmente Sanders essa loucura é mundial; mas uma hora dessas haverá de acontecer algo muito forte nas consciências. Sei lá. Enfim... Até o próximo post.

    ResponderExcluir