domingo, 24 de novembro de 2013

O que são coisas do coração?

Há alguns dias ouvi um diálogo onde alguém perguntou ao outro: “O que são coisas do coração?” Em resposta veio a resposta de que “coisas do coração são aquelas que fazemos sem pensar, que não passam pelo nosso cérebro. Assim como as coisas do coração podem não passar pelo cérebro, as coisas do cérebro podem não passar pelo coração.”
Rapidamente coloquei-me a refletir sobre o tamanho da importância de que as coisas do cérebro passem pelo coração. Quantas decisões equivocadas não teriam sido tomadas no decorrer da história da humanidade se ideias e pensamentos tivessem passado pelo caminho do coração?  De outro lado, quantas decisões foram tomadas somente pela sentimento do coração, sem passar pelo cérebro?”

Percebemos então que, como em tudo na vida, a relatividade está presente também nestas questões. O equilíbrio decorre exatamente de que as coisas do coração passem também pelo caminho do pensamento e que as coisas do cérebro passem também pelo caminho do sentimento.

Para que algo seja bom, é necessário que tenha como essência o bem, mas que este bem predomine e surta os efeitos adequados. Por isto, temos que nos habituar a exercitar estes caminhos em tudo que fazemos, para que em determinado momento, mesmo que alguma decisão venha diretamente de um pensamento em nossa mente, contenha na sua essência os valores do coração.
Quando falo em valores do coração estou me referindo aqueles que realmente são importantes em nossas vidas, aqueles que nos proporcionam os momentos de felicidade, que fazem emergir a alegria, a esperança e o amor. São valores que, mesmo deixados de lado por muitos, ainda são os responsáveis pelo equilíbrio que há no mundo, pelo amor que existe na família, pelo respeito que existe entre as pessoas.
Descubra quais são os valores do coração que mais lhe são importantes nesta vida; compartilhe com as pessoas a quem quer bem; compartilhe os valores de quem lhe quer bem e em sua caminhada pela vida nunca os abandone. Por mais difícil que possa parecer qualquer caminhada, se ela contiver o que mais importa para você ela será uma caminhada para a felicidade. Pratique no seu dia a dia as coisas que lhe fazem bem, pois elas hão de moldar o seu espírito.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.


Frase pulsante da semana: “Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar, apesar de todas as coisas”. (Osho)

Um comentário:

  1. Penso que no fundo todo mundo sabe o que realmente importa para cada um.
    O problema é praticar essa sabedoria com atitude.
    Belo texto.
    Parabéns.
    J.

    ResponderExcluir