domingo, 1 de setembro de 2013

O QUE SOMOS, O QUE QUEREMOS SER E O QUE BUSCAMOS

O segredo da vida é algo que, por mais estudos que se faça e por mais registros que sejam publicados, será sempre um segredo. Digo que será sempre um segredo pelo fato de que a experiência da cada pessoa é única, ela não se repete. As experiências de outros não servem para que possamos fazer delas um manual para nosso proceder. Portanto, por mais conhecimento que se tenha, por mais experiência que se tenha, a vida sempre nos apresenta desafios e segredos para desvendarmos.

E o desvendar segredos está intimamente relacionado ao que somos, ao que queremos e ao como buscamos. À medida que avançamos nos caminhos da vida os desafios nos são postos, de maneiras mais diversas, de forma a não haver um manual para seguirmos. Isto é o que torna a vida um segredo para nós, cuja descoberta depende de como agimos, de como percebemos e do que buscamos. Diria ainda que, depois de muitos desafios, alegrias e sofrimentos, quando descobrimos o que buscamos, ainda é necessário encontramos outra resposta importante para nós: como agimos para buscar?
O mundo nos absorve de maneira vil, sem pestanejar, nos envolvendo nas artimanhas da desordem e do desequilíbrio; nos oferece caminhos aparentemente bons, pelos quais facilmente enveredamos se não tivermos a sabedoria de nos questionarmos de como, para onde e a que preço. A escolha de um caminho que lhe ofereça bons frutos, mas em detrimento de outros é um caminho escolhido com sabedoria? Certamente não, mas na maioria das vezes percebemos que a escolha não foi sábia somente após constatarmos o fato, ou seja, é preciso que aconteça, que nos seja mostrado em nossa vida, para que constatemos o erro.

Obviamente a sabedoria decorre de um aprendizado árduo, onde deve haver espaço para muita leitura, para a busca das mais diversas visões sobre todos os temas. Para alguns, este caminho é mais curto, seja pelo fato de já terem desenvolvido uma capacidade de compreensão mais aguçada e elevada, onde o instinto já não é mais apenas instinto, é algo mais profundo e desenvolvido, ou seja pela natureza de buscar e absorver os ensinamentos de forma mais intensa. É inegável a capacidade de algumas pessoas em absorver o conhecimento no simples exercício da observação. Mas a sabedoria vem na transformação destes conhecimentos adquiridos em “ações de escolha da forma de proceder” – o verdadeiro juízo de valor.
Quando descobrimos o que somos, o que queremos ser e o como devemos proceder, cabe-nos aplicar com sabedoria tudo que aprendemos, realizando as escolhas certas. Por vezes conflitos são colocados em nossa vida exatamente para serem os elementos que nos acordam para esta realidade, para esta percepção. Quanto sofrimento não se fez necessário ao longo da história da humanidade para que pessoas retomassem o seu caminho agindo de outro forma e desta maneira pudessem, descobrindo estes valores, propiciar a alegria, a vida e o amor no mundo? O segredo é que estamos sempre tendo a oportunidade de reconstruir os caminhos, sem que precisemos abandonar as pessoas e situações que por vezes magoamos ou nos magoaram.
As palavras que aqui escrevo, são um agradecimentos à oportunidade que a vida me apresentou de repensar os caminhos, de alinhar os conhecimentos adquiridos e me dirigir na busca de mais conhecimento para que possa realizar as minhas escolhas com um pouco de sabedoria. Agradeço em especial a alguém que, apesar do sofrimento que certas escolhas lhe tenham causado, teve a capacidade de me apontar estas questões e que por isto ajudou a transformar minha minhas escolhas e minha vida.

Para ti, com muito amor e carinho eternos...

Enfim...coisas que penso...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: “A Arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade. (William Maugham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário