domingo, 8 de setembro de 2013

O que é e onde está a felicidade?

Pintura de Renoir - o pintor da alegria e felicidade

Felicidade: palavra de fácil definição, mas cujo sentido é de complexo entendimento.
O que é afinal a felicidade? Onde e como podemos encontrar a felicidade?
Estas são questões que aparecem no dia a dia da vida de milhões de pessoas. O grande desafio não é saber o que ela significa, mas ter a capacidade de descobrir como podemos sentir esta sensação. A felicidade é um sentimento de paz e realização que nos invade em determinados momentos; quando digo “que nos invade” posso estar passando a falsa impressão de que é um movimento de fora para dentro, mas na verdade a felicidade é algo que surge no nosso interior e por vezes vai crescendo tanto que não conseguimos deixar de externar.

Nesta definição, existe um aspecto cuja compreensão é fundamental para que possamos ter mais momentos felizes e saber desfrutá-los; a felicidade está dentro de nós. A felicidade que desperta em nós a partir de uma ação de outra pessoa ou de algum acontecimento externo sempre é ativada a partir da forma como percebemos estas ações e acontecimentos e do seu rebatimento em nosso estado emocional e espiritual.
Por isto, devemos tentar ao máximo nos afastar das amarguras, dos ressentimentos, do ódio e da indiferença que tanto afetam as pessoas. Sabemos que este não é um caminho fácil de trilhar, pois a vida está constantemente nos colocando em situações desafiadoras. Mas somente no momento em que aprendermos a dar maior valor ao lado bom das coisas, em detrimento do lado negativo, é que estaremos preparados para sentirmos com maior constância a felicidade. A capacidade de erguer a cabeça e retomar o caminho, o poder de compreender, o dom de perdoar, a confiança de que a retomada da caminhada nos levará ao local onde queremos chegar são fundamentais para que estejamos preparados para que a felicidade apareça com maior constância em nossas vidas.
O nosso contato com a felicidade começa na nossa casa, no convívio com pessoas às quais amamos. Por mais que nossos atos estejam descolados destes princípios fundamentais para convivermos com a felicidade, a vida sempre oferece novas oportunidades para que nós e também os outros aprendamos com as nossas experiências e equívocos. O que precisamos é aceitar nossos erros, eliminar nossos fantasmas, conduzir nossos atos no caminho do bem, do carinho e do amor e buscar o real valor das coisas.
É certo que a felicidade mais pura e realizadora não está relacionada a bens materiais; a felicidade que nos preenche o coração de alegria e inunda nossa alma de paz é aquela que sentimos ao admirar uma flor, ao receber um sorriso, ao abraçar pessoas que amamos, na inocência de uma criança, ao sabermos que estamos agindo da forma adequada.
Permita-se a felicidade. Ela está dentro de você; elimine os obstáculos que impedem que a felicidade apareça. Ande de braços dados com a felicidade!

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.


Frase pulsante da semana: “A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário