segunda-feira, 3 de setembro de 2012

HERMENÊUTICA

                                                                    Mondrian
 
Olá Pessoal, nesta semana gostaría de expor as minhas idéias sobre a Hermenêutica. Alguém me perguntou sobre  qual assunto a Hermenêutica tratava e que já havia perguntado a outras pessoas e que não obteve um entendimento mais claro. Então aqui está para todos aqueles gostaríam de entender melhor o que significa esse assunto não me incluindo dele, uma idéia em poucas palavras.
...A Hermenêutica é a arte de explicar e fazer uma mediação com base num esforço interpretativo no que é "DITO" pelas outras pessoas e que vem ao nosso encontro, sempre quando  o que for dito não for imediatamente compreensível.
 É  um segmento da filosofia  que já assumiu uma modificação que se ampliou.
 Então pode-se dizer que a Hermenêutica tenta sempre buscar uma legitimidade das coisas.
É também a arte de transmitir o que é dito, talvez a hermenêutica tambem receba este nome porque Hermes era o tradutor da mensagem divina para os homems.
Essa palavra segundo o que sei foi usada pela primeira vez em 1654 por Dannhauer.
Mas hoje a hermenêutica é imediatamente associada ao filósofo alemão, Gadamer, que tenta associar os problemas da hermenêutica clássica com os problemas e questões da nossa filosofia contemporânea.
Será que deu para elucidar um pouco?
 
Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.
 
Frase Pulsante da semana:
"Cada dia é o dia do julgamento e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo.
Portanto a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é:
O que fiz hoje pelos outros. (Martin L. King).
 
Até segunda-feira que vem.
 
Cérebro Que Pulsa.


2 comentários:

  1. Frase da semana é simplesmente sensacional: uma das riquezas que um dos grandes seres humanos que existiram nos deixou. Vale a pena refletirmos sobre isto todos os dias.
    Ah! Parabéns pelos posts, realmente bons.

    ResponderExcluir

  2. Olá pessoal estou aqui novamente como tento fazer quase todos os domingos. Agradecer os acessos e os comentários postados.
    Até mais!

    ResponderExcluir