domingo, 1 de março de 2015

Ontem, hoje e amanhã


Marinetti
“O amanhã começa hoje!” Com certeza, todos nós já ouvimos muitas vezes frases, slogans e ditados que fazem referência à importância do dia de hoje para a construção do amanhã. Se olharmos ao nosso redor, observando os conflitos, crises, dificuldades e necessidades existentes no mundo e refletirmos sobre o porquê das coisas, perceberemos que a construção do amanhã deva ser talvez uma de nossas principais preocupações. Entendo que vivemos um tempo de crise em praticamente todos os aspectos, seja econômico, social, moral, ético e intelectual. Parece-me que a esta altura da caminhada a humanidade pode perceber que nossa assim chamada “evolução e progresso” nas últimas décadas sempre considerou o hoje, os prazeres e benefícios imediatos, o conforto e a qualidade de vida do momento, sem dar a devida atenção ao que estávamos inconscientemente, ou conscientemente quem sabe, lançando ao nosso próprio futuro.
É inerente ao ser humano a busca por uma melhor condição, e isto é um dos fatores fundamentais para a sua própria sobrevivência. No entanto, esta busca não pode estar baseada somente na sensação e emoções do momento. É preciso considera a caminhada que teremos pela frente e qual o significado dessas conquistas ao longo desta caminhada e não somente no presente. São inúmeros os exemplos que poderíamos mencionar de grandes conquistas da humanidade que foram posteriormente responsáveis por grandes crises, conflitos e misérias .
Por isto, quando vivemos um momento com tantos problemas como temos atualmente, talvez cada ato nosso deva ser praticado pensando nos efeitos do amanhã; cada decisão deva ser tomada, considerando o dia de amanhã que estaremos construindo. Talvez os problemas de hoje não sejam todos passíveis de uma solução, e que tenhamos que viver as consequências dos nossas atos do passado e do presente, mas com certeza haverá alguma alternativa para o futuro, desde que não permitamos que o amanhã seja igual ao hoje.
Para construir um futuro melhor é preciso agirmos melhor hoje, da mesma forma que para deixarmos um mundo melhor é preciso deixarmos pessoas melhores, pois se o agente das transformações não modificar o seu modo de vida, de se relacionar com o mundo, o futuro já está definido .
A educação, o exemplo, a conduta ética e a perseverança são alguns dos instrumentos que podemos utilizar para ajudar hoje a semear o sorriso do amanhã.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês!

Frase pulsante da semana:  "O que somos hoje, vem de nossos pensamentos de ontem, e nossos pensamentos de hoje irão construir nossa vida do amanhã. Nossa vida é criação da nossa mente." (Buda)

Até segunda-feira que vem!

Cérebro Que Pulsa

Um comentário:

  1. ~ Querido Rafael.
    ~ Que grande dissertação para este tipo de publicação!
    ~ Filho - penso que tenho idade para ser tua mãe - tens de aprender a ser mais sintético! Dizer muito em poucas, mas precisas palavras é uma arte que merece
    ser desenvolvida.

    .

    ~ Belos os pensamentos de Buda, no entanto, estamos sempre a corrigir direções, de acordo com as lições de vida que soubermos aprender.

    ~ ~ ~ Beijos carinhosos. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir