domingo, 3 de agosto de 2014

Reflexões e ações

Miró
Indiscutivelmente, o mundo passa por um momento de grandes mudanças. Enquanto algumas nações ainda não conseguiram se afastar dos conflitos armados, outras ainda não aprenderam a utilizar os benefícios da paz e da democracia para uma vida melhor. A escalada da violência aumenta por todos os cantos, os homens se afastam cada vez mais da bondade, da tolerância e do respeito ao seu semelhante; na verdade se afastam de sua própria essência.
O acúmulo de riqueza é responsável por uma crescente segregação social, pela fome e miséria de milhões de pessoas pelo mundo. Enquanto continuamos a nos deslocar para viver em grandes centros urbanos, ironicamente nossas atitudes nos levam ao isolamento pelo exercício da individualidade; entre milhares de pessoas, vivemos o “eu”, esquecendo do “nós”.
Os reflexos de ações descompromissadas ao longo dos anos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Quando agimos de forma descompromissada em relação a algo que está incorreto somente pelo fato de que não irá nos afetar, estamos contribuindo para permitir que algo saia da sua ordem normal; e com certeza no futuro perceberemos que nos equivocamos, pois agora nos afeta. Assim estão arraigados em nossa sociedade a impunidade, a corrupção, a falta de ética e a injustiça social.
Se queremos um futuro que não seja o caos social, precisamos modificar o nosso modo de agir rapidamente. Precisamos parar por alguns instantes e raciocinar como interferimos no destino do mundo, o que estamos fazendo para tornar a vida melhor, se estamos assistindo a vida passar ou se estamos agindo de forma consciente na construção do futuro.
Havendo boa vontade e determinação, podemos construir o futuro que desejarmos, pois mais difícil que possa nos parecer em certos momentos. O que precisamos é fazer a escolha, participar ou ser apenas espectador. De nada valem as ideias e o conhecimento se não os colocarmos em prática; aliás, mais hipócrita é aquele que tem o conhecimento e o saber como um patrimônio pessoal. Por isto, vamos repensar nossas atitudes e se assim o compreendermos, vamos à luta, deixemos o comodismo de lado e vamos participar da construção do futuro.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: "O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes." (Cora Coralina) 

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa

3 comentários:

  1. Oi Rafael linda dissertação; quando falamos em construção do futuro;
    parece algo tão distante, mas penso que somos o futuro.
    Se cada indivíduo cuida-se só dos seus; e bem feito sería um andar de passos largos.
    O problema tbm é que a vida anda tão conturbada que é mais fácil aprender na tv, nos celulares e assim por diante. É que vejo poucas pessoas olhando umas para as outras, a vida parece que se chama tela de celular, bom...isso daí já pode ser outro post.
    Abraços
    janicce.E.

    ResponderExcluir
  2. O que queremos, o que buscamos e e aonde chegaremos?
    Um belo texto da reflexão da tolerancia da esperança morta de uma sociedade individualista, que constrói abismos e gaiolas e destrói pontes.
    Que a semana esteja a fluir com esperanças,paz e muita luz amigo
    Linda frase da Cora.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, obrigado pela visita. Realmente estamos num momento em que parece estarmos desconstruindo.
      Abraço,

      Excluir