domingo, 31 de agosto de 2014

Diferenças e Diversidades

Tempos Modernos - Di Cavalcanti
Abordo hoje uma questão que pode ser vista por dois ângulos distintos, sem alterar a essência do fato, mas possibilitando diferentes formas de nos relacionarmos com ela.
O que é a diferença? Procurando em dicionários, encontramos as definições de que diferença “é aquilo que não possui nem demonstra igualdade”, “desavença”, “sem proporção e equidade” ou “aquilo capaz de distinguir uma coisa de outra”.
A humanidade sempre foi caracterizada pelas diferenças entre os povos, entre as culturas, as crenças e o comportamento das pessoas. Por séculos algumas destas diferenças foram responsáveis por grandes batalhas, por extermínios de povos e culturas e por constantes desavenças. O fato é que isto continua acontecendo nos dias de hoje. Apesar de termos evoluído nosso pensamento passando a aceitar que a diferença deve ser entendida como diversidade na maioria das situações, continuamos cultivando a “desavença” ao que foge ao que foi convencionado como padrão.
As discriminações sociais de toda natureza são marca registrada na sociedade atual, em qualquer local do mundo. Ainda se mata por divergência religiosa; ainda se deixa morrer por diferenças de nível social e ainda continuamos construindo uma sociedade com frágil alicerce por causa destas diferenças ou diversidades. Essa aceitação da diversidade ainda não está consolidada em nossa sociedade, em nossas mentes e corações, permanecendo latente os resquícios de uma compreensão equivocada como “desavença”. É incrível como após tantos séculos o homem continua com aquela sensação primária de ameaça diante de tudo que está fora do seu conceito de normalidade. E qual a reação para isto? Isolamento, separação, resultando no tratamento da diversidade como algo que, mesmo que teoricamente aceito em determinadas questões, não são tratadas como normais. Trata-se do ser humano querendo se convencer que evoluiu, quando diante de um exame de consciência mais profundo perceberá que isto não é uma verdade absoluta. Quando buscamos afinidade não estaremos nos distanciando da aceitação à diversidade? A aceitação da diversidade e das diferenças exige mudanças? São questões complexas com as quais lidamos no nosso dia a dia, muitas vezes sem percebermos.
Ainda hoje a questão da religiosidade é marcada pela “diferença ou diversidade” de forma inaceitável. A ironia neste aspecto está no fato de que a maior divergência não está entre os que acreditam em Deus e os agnósticos, mas sim entre aqueles que julgam que sua forma de crer em Deus e suas práticas religiosas são melhores ou até mesmo as únicas aceitas. Nessa questão a diferença é alimentada por algo totalmente oposto àquilo que é a essência da sua natureza. Mencionei aqui a questão da religiosidade, mas isto ocorre em praticamente tudo em nossa vida.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: "Grande parte da vitalidade de uma amizade está no respeito às diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças." (James Fredericks)

Até segunda-feira que vem!

Cérebro Que Pulsa

7 comentários:

  1. Sempre digo que não preciso gostar desta ou daquela pessoa, desta ou daquela diferença ou diversidade, mas tenho de respeitar. O respeito pela diversidade é absolutamente necessário. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. As notícias pelo mundo nos mostra que a palavra respeito;
    é algo difícil de se tornar realidade.
    Parece que a fome e a intolerância é uma praga!
    janicce.

    ResponderExcluir
  3. ~
    ~ Olá, Rafael.

    ~ Parece-nos que a sociedade não evolui, mas não é assim. Evolui, sim, mas é uma evolução tão lenta que desespera.
    ~ A escola é a grande formadora de valores éticos básicos. Mas, muitas crianças ouvem uma coisa na escola, outra em casa. Nos jovens há um inato sentido de rebeldia, mais ou menos acentuado, pelo que, é preciso agir recorrendo a conhecimemtos psicológicos.
    ~ O mundo não evolui da mesma maneira, mas é bem evidente que nos países mais desenvolvidos culturalmente, o respeito pelas diferenças é um ponto de honra.
    ~ Acreditemos na evolução e não percamos uma oportuniade de dar o exemplo.

    ~ Gosto de fazer amigos de vários estratos sociais e culturais, de várias religiões e culturas., A diversidde pode contribuir para um enriquecimento pessoal. A blogosfera é um meio excelente de convívio e de exercer relações dignas.

    ~ ~ ~ Cordial abraço. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. O exemplo religioso é um bom exemplo (mesmo aplicando-se isto a tudo), já que existem acteus (tal como tantos fanáticos) para quem a sua não crença é que é estar certo, e em tanto na vida se devia aplicar a quase máxima citada no fim...

    ResponderExcluir
  5. Saber conviver e respeitar as diferenças e diversidades é urgente! Lindo domingo! bjs,chica

    ResponderExcluir
  6. Impossível a convivência sem o respeito às diferenças. Ele é fundamental em todos os sentidos. Todos têm sua própria forma de ver o mundo e ninguém é dono da verdade absoluta, eis que esta não existe. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Fica aqui meu agradecimento a todos que, com seus comentários ajudam a enriquecer nosso conhecimento e a compreender qual o caminho que o mundo segue. A persistência talvez seja o elemento chave para nos aproximarmos de um equilíbrio maior.
    Um abraço amigo a todos!

    ResponderExcluir