domingo, 17 de agosto de 2014

As certezas da vida...

Salvador Dali
Na vida, desde pequenos, somos orientados, educados e preparados para uma vida que supostamente vai nos conduzir por um caminho imaginado pelos nossos pais. Entende-se que o amor deve nos preparar para que não enfrentemos dificuldades, sofrimentos e dores oferecendo-nos caminhos que nos conduzirão à felicidade. Mas o conceito desta felicidade, deste mundo sem dores e sofrimentos é idealizado por outros, geralmente a partir de experiências, realizações e decepções por eles vivenciados ao longo de sua caminhada pela vida.
Mas a vida, na sua sabedoria suprema, não nos priva de nada que seja necessário para nos desenvolver como pessoas, como seres humanos, independentemente dos nossos aprendizados “preparatórios”. Muitos não percebem, mas somos frequentemente colocados à prova diante de situações que parecem querer confirmar se aquilo que pensamos é o modo pelo qual agimos.
 Outras vezes, deparamo-nos com situações em que os valores pelos quais fomos ensinados são colocados em questão, momentos em que somos levados a refletir sobre a forma como estamos conduzindo nossa vida, nossas ações, nossa maneira de ver o outro, nossa maneira de nos vermos nesse todo que é a sociedade. Podemos, nestes momentos, apenas confirmar que estamos no caminho certo ou então descobrirmos que estamos seguindo um caminho que não foi por nós mesmos escolhido, mas pelo qual simplesmente seguimos desde que nele fomos colocados.
O importante para todo ser é saber compreender quais os valores que devem estar presentes nos momentos de sua caminhada, pois é a presença destes valores que nos torna capazes de sentir a felicidade. Por mais que sejamos bem direcionados na vida, é necessário que em algum momento paremos para refletir se o que somos é nossa escolha ou se é a forma como fomos “forjados”, independente de quanto amor esteve presente neste processo.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com os nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” (Buda)

Até a semana que vem.

Cérebro Que Pulsa

5 comentários:

  1. Então... os consultórios de análise estão cheios de "Quem eu realmente sou"; em vez
    de tratar-mos de outras questões.
    Nem sempre os pais moldam os filhos para serem o que realmente esses filhos gostaríam de ser.
    Aí podemos ver e sentir na pele as falhas de comportamento que a maioria das vezes acabam prejudicando outras pessoas. Acho que esse é o problema.
    Belo post.
    janicce.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de reflexão e caminhamos pela vida e se na companhia dos b=valores recebidos( ou pelo menos ,TENTADOS passar pelos pais) ficamos mais fortes. Mas a caminhada é nossa e cada um a deve trilhar! bjs, lindo dia,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um dos segredos da vida que precisamos descobrir durante nossa caminhada. Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. ~ ~ À medida que caminhamos e evoluimos, vamos pondo em questão os ensinamentos que nos foram transmitidos e vamos construindo o nosso próprio caminho com os valores que vamos considerando os melhores e corringindo erros inevitáveis, numa permanente busca pela direção certa.

    ~ ~ Apenas os valores éticos fundamentais são estáveis, a maior parte evolui com a sociedade.
    ~ ~ Um exemplo-- o relacionamento com pessoas homossexuais, tem variado muito e, felizmente positivamente, nos ùltimos tempos. Havia descriminação. A maioria dos pais tinha dificuldades em lidar com este tema.

    ~ ~ ~ Coisas que gosto de ponderar e debater convosco. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa constante transformação dos valores que exige nossa permanente atenção ao que somos. Acredito que o conjunto de valores sempre esteve diante de nós, mas somente a medida que vão se tornando mais comuns determinadas situações é que percebemos necessidade ou não de incorporá-las no nosso mundo.
      Obrigado pela visita!

      Excluir