domingo, 30 de março de 2014

Uma Boa Conversa

Aquarela - Janicce Ebeling
 Por: Janicce Ebeling

Quando se trata de “tempo” é costumeiro ouvir e dizer, que é a mercadoria mais preciosa deste mundo.  A questão é: ficou rotineiro colocar a culpa e as faltas de organização e controle. Quando somos cobrados a gente logo se defende, sobre a nossa falta de tempo. Tudo e todos usam essa forma de diálogo estamos acostumados a isso. 
Mas será que essa desculpa não terá um fim mais justo? Hoje em dia usa-se a justificativa do tempo para tudo: para defesas, explicações, valorizações de nossos atos, julgamos também o tempo que damos ou o tempo que nos é prestado. Existe um descarte pela vida por falta deste tempo. Joga-se fora e compra-se outro. Os relacionamentos estão mais descartáveis não se dá mais uma chance de melhora e conhecimento. A troca virou rotina banalizada.
Será mesmo que precisamos viver neste vento norte sempre a espreita de deslizes alucinantes? A correria atrás do dinheiro ou de algo que necessitamos faz com que a vida pareça ser mais veloz do que realmente é.
Por falta de tempo, corremos dos outros e até de nós mesmos. Aqueles que conseguem levar uma vida mais tranquila por muitos são os transgressores desse vai e vem o tempo. O diálogo do momento é: Não ter tempo e me parece que é a maioria. Será que é algo ultra moderno a exposição de quanto corremos o tempo todo? Como o vento que nos envolve, é difícil evitar.
As vezes acho que seria muito bom: O Ócio, até mesmo dar um tempo na internet na TV, no celular, não nos importar tanto com algo que não nos acrescenta nada, e sim: respirar profundamente, ou prestar mais atenção a aqueles que não fazem parte de nossos afetos pois esses sempre acabam de alguma maneira a nos fazer refletir sobre algo.
Talvez assim poderemos nos compreender: qual o tempo de cada um.
Pois como dizem os versos de Quintana: “A vida é um dever que trouxemos para fazer em casa”.
E então começaremos uma boa conversa.
Que não seja... a falta de tempo.

Enfim... Coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana: “A chave do sucesso na vida, é o conhecimento do valor das coisas”.

Até segunda-feira que vem.
Cérebro Que Pulsa.

9 comentários:

  1. ~
    ~ Que boa ideia, dissertar sobre o tempo, Janice.
    ~ Um assunto básico e tão relevante das nossas vidas.
    ~ Há pessoas que fazem, todos os dias, um percurso de meia hora ou mais, de ónibus ou combóio e não aproveitam para ler.
    ~ Gerir conscienciosamente o nosso tempo, estabelecendo limites e prioridades, é um exercício fundamental que deve estar omnipresente nas nossas vidas.

    ~ ~ ~ Fico muito grata pela tua partilha, Janice. ~
    Há muito tempo que não refletia sobre este tema.

    ~ ~ ~ ~ ~ A b r a ç o. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo É sempre bom nosso encontro pelas escritas.
      Essa semana um cidadão; bateu na traseira do carro onde eu estava; sabe o que ele alegou? o sinal estava laranja! porque não passou? Dava tempo! Isso tudo com aqueles xingamentos; etc.
      Ironia do destino...Chegando então na delegacia para a ocorrência, ouvi tantos: eu estava com pressa, etc que este tema abre uma outra reflexão: Muitos atropelos, batidas, brigas etc. - Nem tudo acontece por, bebida, droga etc.
      E sim por uma pressa que é indiscutivelmente inimiga do tempo.

      Bom.. o meu tempo agora é de me resignar um pouco; do susto que levei e agradecer a tua visita.
      Abraços.
      Janicce.

      Excluir
    2. ~ Que Deus te abençoe e proteja, Janice.

      ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

      Excluir
  2. Com certeza no mundo em que vivemos este é um dos maiores desafios que enfrentamos. Viver o tempo da forma mais exata é um ato de sabedoria.e a sabedoria é para poucos...mas vamos atrás dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é quando esses que querem viver melhor de uma forma mais concisa são atropelados por uma mídia que acha bacana, contemporânea e muito atual e normal! essas verdadeiras maratonas! Atrás do que mesmo?
      Abraços.
      Janicce

      Excluir
  3. Cada um tem o seu tempo para tudo e ele nem sempre é o vilão. Estabelecer prioridades é o primeiro passo para que ele não nos incomode. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilene; também concordo com a tua ideia "prioridade" parece uma palavra tão banal mas a maioria se perde nela.
      Abraços
      Obrigada pela visita
      Janicce

      Excluir
  4. Sou do tipo que essa desculpa não cola, pois sabemos que se quisermos encontramos tempo para tudo.
    Acho que o que esta faltando mesmo é compromisso com as pessoas. Hoje todos querem mesmo é cultivar uma individualidade sem tamanho onde seus mundos vazios sejam preservados a qualquer custo.
    Ainda adoro um tempo para passear nas praças, para um bom papo...

    Um texto muito interessante para os dias atuais...

    Grata por ter ido ao meu espaço. Não consigo seguir mais blog nenhum, mas levei seu link!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Malu! Falas-te algo certo: o compromisso com as pessoas onde esta?
    Então me veio este pensamento: A tecnologia é algo ótimo, mas se o indivíduo tem uma educação pela individualidade termo usado por ti; realmente quando encontrar alguém na rua sempre a fala será a falta de tempo - afinal esse indivíduo não sabe nem se relacionar, então é mais fácil fugir. Bom...isso é só outra ideia dentro da tua abordagem.
    Obrigada pela visita.
    Ah! o nosso objetivo nunca foi quantidade e sim qualidade de pessoas.
    Abraços

    ResponderExcluir