sábado, 8 de março de 2014

Progresso e Coerência

É indiscutível a importância da interação do homem com os seus semelhantes e com a natureza para uma adequada compreensão do mundo e da vida. Se ao longo dos anos foram elaborados códigos que determinam as regras que o homem deve seguir para uma convivência equilibrada em sociedade, respeitando sempre a existência do seu semelhante, também é verdade que sempre estiveram estabelecidas as regras que determinam o relacionamento do homem com a natureza.
Tanto nos ensinamentos filosóficos quanto nas civilizações antigas, a importância da relação do homem com a natureza esteve presente.
No entanto, ao longo dos tempos, na busca contínua de uma “vida melhor” o homem andou à margem destes ensinamentos, preocupado em obter conquistas que lhe permitissem uma vida mais longa, com maior conforto e segurança, uma vida com maiores possibilidades de interação com quem quer que fosse e onde quer que estivesse. E foi com o auxílio da tecnologia que o homem conseguiu realizar praticamente todas estas conquistas.
No entanto, apesar de que estas conquistas tenham modificado a vida de muitas pessoas, muitas destas conquistas ou foram baseadas na busca de benefícios individuais ou resultaram na individualização. Não quero aqui desmerecer as inúmeras conquistas que mudaram para melhor a vida de tantas pessoas, inclusive a minha, mas sim ponderar que esta busca nos levou a abandonar o questionamento do que realmente importa, para quem importa e qual o seu efeito para a relação entre o homem e seu semelhante e com a natureza.
Se houve conquistas na área da saúde, também é verdade que antes mesmo de levar os benefícios destas conquistas aos menos favorecidos se iniciou nova busca por novas descobertas. E neste ciclo o homem busca a sua perfeição antes de estender os benefícios das conquistas já realizadas.
Se houve conquistas que propiciam ao homem uma vida mais longa, mais confortável e com maior segurança, também é verdade que com elas surgiram novos problemas que fizeram com que o homem se isolasse mais em seu próprio mundo.
Se houve conquistas que permitiram ao homem comunicar-se a qualquer tempo todo com qualquer pessoa no mundo, também é verdade que estas conquistas afastaram o homem do convívio com as pessoas mais próximas, dos problemas que afetam a sua vida real.
Vamos pensar e repensar em como algumas destas conquistas afetaram nossa relação com a natureza e com as pessoas? Talvez inúmeros problemas para os quais necessitamos de soluções sequer existiriam se a nossa busca por melhores condições de vida levasse em conta a forma como impactariam nossas vidas e assim fossem estabelecidas algumas regras para a sua utilização. Quando falo de regras, me refiro a consciência por parte das pessoas, sem a necessidade de caráter legal.
Para finalizar, chamou-me a atenção uma frase que dizia “A vida a um clique de você”. Será que precisamos de um clique para termos a vida? Será que “a vida a um clique” não é um símbolo da busca de algo que já havíamos conquistado?

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: “Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas poucos conseguem discernir a estratégia que gerou as vitórias”. (Sun Tzu)

4 comentários:

  1. Boa Tarde!
    Texto muito bom; também imagino, a vida por esse contexto.
    Abracos

    ResponderExcluir
  2. ~
    ~ São tantas as inovações tecnológicas, que o homem tem que estar constantemente a adaptar-se e a avaliar os benefícios/inconveniências das suas opções.

    ~ Mas há uma tendência saudável de voltar a uma vida simples e sádia, integrada na natureza.

    ~ ~ ~ Beijos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante realmente é fazer a opção a partir desta avaliação. É incrível como por vezes é necessário trilhamos um caminho longo para descobrirmos por nós mesmos que o ponto de partida é o local que buscamos.
      Um abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
    2. ~ Tem razão, Rafael. No entanto, é importante percorrermos esse caminho de busca e autoconhecimento. ~ Abraço. ~

      Excluir