domingo, 23 de fevereiro de 2014

O Racismo De Cada Um

Di Cavalcanti
Por: Janicce Ebeling
Há vários dias o país, entre todos os problemas que vem passando a mídia expõe com bastante veemência a onda de racismo em alguns estados. Um exemplo marcante foi a do jogador de futebol que foi vaiado no estadio com gestos de macaco. Realmente isto é lamentável, também neste mesmo furor a mídia expõe alguém que não quis ser atendido por uma pessoa negra. Apesar de ter bastante melanina na minha pele e por algumas ocorrências que entendo não ter motivo, nem sei se posso usar este termo, pois posso estar ofendendo alguém. Até porque agora todos nos chamamos de afro-descendentes!
Bom é esse ponto que quero chegar, me parece que agora tudo virou racismo neste país. Principalmente quando precisa-se dar visibilidade a algo. Apesar dessa multiplicidade de raças ainda enfrentamos muitos problemas, e racismo tem que ser combatido sim.
Certos desconfortos que passamos acredito que só quem tem a pele negra mesmo entende. Tem coisas tão absurdas que até tenho vergonha de expor.
Mas contudo acredito eu, que nem tudo que observamos e ouvimos, pode ser classificado como tal. Há falta de muitas coisas como: cultura, pobreza, informação, fome, etc. Então temos racismo.
Apesar da mídia dar ênfase em casos que aos olhos de muitos, pessoas que agridem serem de alguma forma bem sucedidas, os casos corriqueiros ainda são de pessoas que não tem tanta informação. Mas uma pergunta deixo-vos porque não podem? ou porque não querem. Para a população em geral a tv ainda é o maior meio de comunicação, canais educativos passam em horários menos favorecidos porque não tem tanta procura ou seja interesse mesmo. Como tudo neste país extenso existe as exceções, mas que também são minorias.
Educação da escola, informação, educação da vida, leveza, caráter, boas doses de bom senso, e a famosa auto estima que quase ninguém a cita mas é algo muito importante a se preservar que se todo o ser humano praticasse, poucos precisariam sair em defesa de outrem.
As pessoas sairíam em suas próprias defesas sem esse furor apelativo, que vem com muitos mal entendidos por trás.
Todos nós temos ou cultivamos algum tipo de racismo, principalmente se sofremos algum tipo de agressão por determinadas tribos. Será que também posso usar esse termo? tribos?

O que precisamos é saber lidar com nossas emoções, com a melhor clareza possível, ou talvez sufocar ou melhor tratar as nossas neuroses. De fato entendo que nem tudo que se passa na vida é racismo. Todos nós  algum dia ou por várias semanas já xingamos alguém; até por pensamento.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase Pulsante da Semana: "Conheça-te a ti mesmo". (Sócrates)

Até a próxima semana.
Cérebro Que Pulsa.

15 comentários:

  1. a cor da pele não interessa o sangue é sempre da mesma cor...

    também ano entendo esse tipo de racismo.

    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo, é difícil compreender certas atitudes.
      Abraços

      Excluir
  2. Olá

    As palavras
    que nos fazem pensar,
    são preciosas.
    É a partir delas,
    que nasce
    o que convencionamos
    de chamar de evolução.

    Cuide de quem você ama.
    O amor é nosso maior compromisso com a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aluisio, obrigado(a) pela visita. Realmente tens razão o amor é a base de tudo. Também achei muito bacana o amor que tens pela educação. Faz três anos que saí de dentro da sala de aula. Mas tenho ainda na família 03 educadores a mais de 25 anos, é um orgulho.
      Abraços
      Abraços

      Excluir
  3. Crianças com três anos, brincam com outras de outra cor e nem dão pela diferença.
    Básicamente, é uma questão de educação e de formação.
    Uma coisa é estar revoltado, outra, é servir-se da cor da pele como arma de arremesso, quer para ferir os escuros, quer para ferir os claros. Esta situação, em países africanos.
    Mas que é um problema muito difícil de erradicar, isso é.
    Os visados têm de ter uma profunda condescendência, têm que se mentalizar que as criaturas que ofendem, são pessoas mal formadas ou que estão a passar por situações extremas que as tornam violentas. A comiseração é a melhor arma para não se sofrer.
    Lembro-me que há cerca de 45 anos, tive de me impôr sériamente contra um sujeito que não respeitou a fila para atendimento na cantina escolar e passou à frente de uma colega que nem abriu a boca.
    Constato que passou quase meio século e os problemas continuam.

    Um grande abraço para a Janicce e para o Rafael. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo
      Que bela explanação, das tuas idéias, realmente como tu mesmo disse bem: as vezes a gente passa por situações violentas e que neste país atualmente não são poucas. Essa pequena fala tua já dava uma postagem bem esclarecedora. Outra escrita do mesmo tema.
      Obrigado(a) pela visita,, é bom quando temos um retorno que por sua vez acaba por concluir as idéias, que por aqui são expostas.
      Abraços

      Excluir
  4. Preconceito, discriminação e racismo: tudo nasce na incapacidade de lidar com divergências, na intolerância, na falta de conhecimento para compreender o mundo e o próprio homem. É um tema que gera discussões acaloradas, onde por vezes a própria vítima de preconceito se descobre preconceituosa. O fato é que não somos iguais, mas devemos respeitar os outros, pois assim fomos feitos pelo criador.
    Também é fato que não somos obrigados a tolerar comportamentos inadequados, e isto não pode ser considerado preconceito.O preconceito gratuito deve ser repelido com todo rigor, mas quando o que ocorre é divergência de opiniões, credos ou comportamento, aí o preconceito é condenável. Assunto polêmico!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rafael!
      O que posso dizer, é que também concluís-te o tema, com as tuas palavras de muita clareza.
      Imagina se todo mundo fosse igual né? que caos.
      Gostaria de te agradecer, nesta minha ausência de não ter parado com as postagens.
      Mais do que numca aí de Brasília tens abrilhantado o cérebro com idéias sérias, justas e que nos fazem de alguma maneira atuar no nosso pensamento.É o nosso exercício. E os dos amigos que nos escrevem.
      Abraços e Beijos

      Excluir
  5. Olá Janicce!
    Que Blog lindo, gostei muito e voltarei sempre, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Teresa, que mensagens lindas são dedicadas para quem tu amas
      no teu blog acho é um grande exemplo de que amor existe.
      Abraços

      Excluir
  6. Bom te conhecer. Sigo. o Blog. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! yayá, andei passeando por tuas postagens li algumas, muito bom.
      Abraços e volte quando quizer.

      Excluir
  7. O racismo é uma doença social.
    Como tal, tem que ter remédio...
    Gostei do teu texto e das ideias que tens sobre o assunto.
    Janicce, tem um bom resto de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Janice, não publicaste mais nada...
    Beijo, querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson
      Depois desta publicação foram escritas mais 4.
      São escritas uma publicação a cada semana; tentamos publicar sempre no domingo ou segunda.
      Até segunda-feira.
      Abraços
      Janicce

      Excluir