sábado, 8 de fevereiro de 2014

Nosso Mundo Meu

Hoje escrevo sobre algo que presenciei esta semana. Estava eu aguardando na fila do supermercado quando ouvi um cidadão ao celular questionando a um amigo, advogado sobre a legalidade das vagas destinadas a deficientes físicos em estacionamentos abertos em condomínios residenciais. Até aí, mais uma conversa como tantas outras, mas fiquei boquiaberto com o desenrolar da conversa.

A preocupação do homem quanto à legalidade era mais uma de tantas atitudes de egoísmo que vemos no dia a dia. A questão é que, por chegar tarde em casa, o cidadão estacionava o seu carro em uma vaga destinada a deficientes físicos, em frente à portaria do seu prédio. Comentava ele ao telefone que pela manhã, quando saia de carro para o trabalho, sempre havia um bilhete junto ao carro informando que tratava-se de vaga para deficientes e que ele não deveria estacionar seu carro na referida vaga. Mas vejam a reação dele aos bilhetes: “então multa”, “a vaga não é legalizada”, “quem vai me tirar daqui”?
Este episódio me fez refletir sobre como a sociedade está se afastando dos valores morais, éticos e do respeito ao próximo. Só é preciso fazer algo, ou deixar de fazer, se assim a lei determinar? Talvez seja este o prisma pelo qual uma quantidade expressiva de “tolos” compreendem a vida. É assustador a falta de bom senso das pessoas. O pensamento exclusivo “em si próprio” é algo comum, e assim é que vão educar seus filhos, garantindo um futuro cada vez mais grotesco.
E atitudes assim são comuns em pessoas que possuem uma situação sócio-econômica privilegiada, que viajam pelo mundo, que tiveram acesso a estudo. O problema é que estas pessoas não conhecem valores morais, éticos e filosóficos elementares para que o homem viva em sociedade. Ao viajar, simplesmente “desfrutam”, nada aprendem, nada observam e nada enxergam. Ao estudar, muito conhecimento por eles passa, mas o saber não lhes toca.
Nos primórdios, vivíamos isolados; vieram as tribos e posteriormente as comunidades para aproximar as pessoas e tornar a vida melhor. Então vieram as cidades, colocando as pessoas mais perto de tudo e...finalmente o homem conseguiu, vivendo quase que no mesmo metro quadrado em que outros vivem, cultivar o individualismo. Mistérios e ironias da vida.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: “O mundo ainda vai se acabar no seu individualismo e congelar na frieza das pessoas que aqui vivem. E eu estou tentando não ser uma delas. Não aqui, neste mundo.” (Luara Quaresma)

Um comentário:

  1. Muito há que fazer na formação de pessoas com espírito de cidadania.
    É fundamental que se comece na escola.
    Em Portugal, existe uma disciplina, "Desenvolvimento Pessoal", que não está a cumprir os ojetivos.
    Não podemos perder a oportunidade de denunciar estas situações.
    ~ ~ ~ Cordiais saudações. ~ ~ ~

    ResponderExcluir