segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Conhecimento e Sabedoria

Starry Ninght Ballance - Vincent Van Gogh
                                                   Por Rafael Ebeling
O conhecimento é o saber, o acúmulo de experiências e estudos que se faz; está ligado diretamente à percepção, pois se trata de tudo aquilo que recebemos do mundo exterior para dentro de nós. Já a sabedoria implica numa "digestão" do conhecimento, sua absorção completa e a geração de um modo de pensar. A diferença básica é como se perguntássemos para alguém o que ela sabe sobre determinado assunto (conhecimento) ou o que ela acha de determinado assunto (sabedoria). Nossas opiniões pessoais são formadas com base no conhecimento, mas passando por uma assimilação deles e sua inter-relação. Nem sempre este processo é totalmente lógico, pois entra em ação também a intuição, que é um canal de conhecimento que a maioria não está acostumada a admitir. 


É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas na verdade são conceitos bem distintos. O conhecimento é o saber, o acúmulo de experiências e estudos que se faz; está ligado diretamente à percepção, pois se trata de tudo aquilo que recebemos do mundo exterior para dentro de nós. Já a sabedoria implica numa "digestão" do conhecimento, sua absorção completa e a geração de um modo de pensar. A diferença básica é como se perguntássemos para alguém o que ela sabe sobre determinado assunto (conhecimento) ou o que ela acha de determinado assunto (sabedoria). Nossas opiniões pessoais são formadas com base no conhecimento, mas passando por uma assimilação deles e sua inter-relação. Nem sempre este processo é totalmente lógico, pois entra em ação também a intuição, que é um canal de conhecimento que a maioria não está acostumada a admitir. Podemos dizer ainda que a sabedoria é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização do conhecimento previamente adquirido.
Abordo esta questão pelo fato de que cada vez mais rapidamente o conhecimento se difunde entre as pessoas no mundo inteiro. No entanto, será que o homem tem utilizado este conhecimento de forma adequada? Temos conseguido transformar este conhecimento em alguma sabedoria, para melhorar o mundo em que vivemos e nossa qualidade de vida? Parece-me que com o turbilhão de conhecimento disseminado pelo mundo diminui a geração de sabedoria, pois as pessoas estão tão preocupadas em “conhecer” que esquecem de transformá-lo em sabedoria. E ousaria que a incessante busca do conhecimento está associada à ausência de sabedoria, pois esta requer mais esforço para ser adquirida, requer envolvimento: não há tele-entrega de sabedoria. Acredito que, mesmo com menos informação, ou informação filtrada, mas transformada em sabedoria, o ser humano pudesse sentir-se mais feliz, mais realizado, dispensando esta frenética busca por conhecimento. Portanto, é preciso parar um pouco: “pensar e viver”, e quem sabe com sabedoria descobrir o que realmente buscamos e o que realmente precisamos.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana:
"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida." (Sandra Carey).



Até segunda-feira que vem!

Cérebro Que Pulsa.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário