segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Para Relembrar Outra Vez

                                     Pollock
O mito da caverna é um dos textos mais lidos no mundo. A história nos diz que alguns homens ficaram presos dentro de uma caverna onde estavam voltados para o fundo. Então ali eles contemplavam um fecho de luz que refletia sombras para o fundo da parede. Este seria o mundo deles. Se contentavam com sombras. Um certo dia um dos habitantes desta caverna resolve sair e voltar-se para o lado de fora e logo ficou cego por alguns instantes devido a claridade da luz. E aos poucos começou a vislumbrar outras coisas, que então na caverna não havia essa percepção. Começou a perceber as cores, imagens reais, a natureza, outros modos de vida. O habitante cheio de emoções volta para a caverna e começa narrar o que havia visto lá fora. Mas os que ficaram na caverna não acreditaram, e revoltados com a mentira que pensavam que fosse o mataram.
Platão com isso queria dizer que muitas são as cavernas em que estamos envolvidos e acreditamos e pensamos ser aquela a realidade absoluta.
Existem muitas coisas para se entender e serem vistas no mundo, coisas para serem pensadas, realizadas, experimentadas. Mas as vezes preferimos ficar só na imaginação sem averiguar o possível. É muito comodo a repetição de informações e dogmas que todos praticam e falam. A maioria nem pensa da prática de certos atos.
Mas até quando alguns escolherão o fundo da caverna?
Será que existe uma pré-disposição ao engano ou a um cansaço generalizado ou puro comodismo para a vida?
 
Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.
 
Frase Pulsante da Semana:
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma de nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo de travessia:
e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, á margem de nós mesmos." (F. Pessoa).
 
Até segunda-feira que vem.
 
Cérebro Que Pulsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário