segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Razão e Fé

                              Ado Malagoli
Há tempos que o homem, anda atrás de suas buscas. O que somos, qual a nossa função neste mundo, o que viemos buscar. São alguns questionamentos que fazemos sobre nós. Até os mais desinteressados, questionam, em algum momento sobre algo. Há especulações de todos os gêneros, com extensas análises dos processos da nossa natureza. E isto faz com que todas as formas de entendimento andem sobre o mesmo limiar; o de tentar responder á todos os problemas do mundo, ligados ao homem. Mas todas essas análises surgem para que o homem, esse animal racional, pudesse tirar algum proveito, para a direção de suas próprias vidas. Criaram-se então vários diálogos entre teorias e entre essas estão a teologia e religião. Nos primeiros anos da era cristã houve também pensadores que buscavam as razões para sua fé.

Pode-se dizer então que com tantas idéias em um determinado período de nossa história surgiram várias entendimentos sobre o tema.
Tudo o que sabemos ou tentamos de alguma forma entender passou por algum período de nossa história. Mas são poucos que realmente pesquisam os fatos e o porque de determinadas ações são feitas de um modo e não de outro. Acaba-se então que repetimos feitos arcaicos, que já nestes tempos não existe mais o porque de determinadas ações e práticas.
Quando chamamos algo ou alguém de medievo nem nos passa a idéia que apesar de todos os problemas que esta era enfrentou com várias transformações ocorrendo ao mesmo tempo, haviam ações mais racionais que nos tempos atuais.
 
Em tempos de guerra e paz talvez a razão e fé tivessem mesmo é de andar juntas.
O que não pode acontecer é o ser humano ser escravo de todas essas ações impostas por cada ideal; dessa indústria pesqueira de almas, que impõem ações que a maioria nem sabe de onde vem. Bom...acredito que este é um tema polêmico e complexo. Até nossa política algumas das vezes mistura sua razão com idéias com base nestas questões divinas.
Olhando por esse viés; essa mistura pode vir a ser uma bomba relógio em determinados projetos de lei. Principalmente projetos relacionados a moral e ética.
 
Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.
 
Frase pulsante da semana: "Viver sem filosofar, é o que se chama ter os olhos fechados sem numca os haver tentado abrir". (Descartes)
 
Até segunda-feira que vem.
 
Cérebro Que Pulsa.
 

Um comentário:

  1. A leitura deste post tornou meu dia melhor.
    Para milhares de pessoas é preciso que alguém nos dê uma cutucada para lembrarmos de algumas coisas fundamentais na vida. Esta é a nobreza que vejo na arte e na música.
    Viva os blogs!

    ResponderExcluir