segunda-feira, 12 de março de 2012

A Importância da Arte

                          Venus - Botticeli
Há precisamente a 7 anos atrás alguém me perguntou porque eu estudava Artes e porque se administrava esse título nas escolas. Então nessas linhas quero desenvolver um pouco desse tema, esse movimento chamado Arte e para que serve. Também gostaría de deixar claro que minha pretensão são idéias para serem pensadas, e amigo leitor esteja certo que trago em cada artigo idéias coesas para o acréscimo de todos nós. Bom então vamos lá.

 A história nos tem mostrado que o homem sempre utilizou-se de diversas formas de registro percebe-se que a Arte sempre esteve presente na história da humanidade. Sendo então uma linguagem uma forma do indivíduo de "representar-se". Então pode-se dizer que a Arte contribui na construção do "conhecimento"; oi pessoal! os cocôs em lata, xixis em frascos, fitinhas na parede, tubarões em conserva, etc, não desenvolvem essa linha do pensamento, ou sejam não entram nessa idéia tá?
Então através de imagens que são quadros, gestos, esculturas, etc, a Arte fala o que a Antropologia e a Sociologia e a Filosofia de certa forma não podem dizer ou traduzir, pois elas usam outro tipo de linguagem a discursiva e a científica que sozinhas não são capazes de identificar as várias nuances culturais e de conhecimento analítico sensível ou até mesmo brutal.
Também é possível desenvolver através da Arte a capacidade de percepção de imaginação e de análise da realidade percebida desenvolvendo o "senso crítico" das coisas. Ou seja o senso crítico desenvolvido para o mundo, capacitando o indivíduo ver as coisas de uma forma mais abrangente.
Podemos também desenvolver fluência e flexibilidade além disso a educação da apreciação é fundamental para o desenvolvimento cultural de um país. Sem exceção todas as linhas possíveis de pensamento tem algo a explicitar sobre a Arte da importância que isso faz a uma nação. E os pensadores em geral e os ditadores que o digam e os endinheirados também.

A Arte que assistimos atualmente no Brasil em vários estados pede ao expectador para desnudar-se de "pré-conceitos" definidos. Mas em detrimento de tantas exposições com objetivos tão desnecessários, e muitas das vezes com o apoio de centros culturais com verbas que saem de fundos governamentais, será que a maioria da Arte brasileira hoje,  atinje os objetivos pela qual a Arte existe e foi criada, anunciada, exposta, que seja.
Será que o que sobra atualmente para nós expectadores é ouvir e as vezes repetir: Isso aqui? Até meu filho faz?

Enfim... coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: "Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: Amor
                                             no Coração e Sorriso nos Lábios.
                                                                       (M. L. King).

Até segunda-feira que vem

Cérebro Que Pulsa.

2 comentários:

  1. Vivemos em um mundo cheio de fantasias, onde alguns contos de fadas são elaborados cuidadosamente, sempre com o objetivo do lucro e da celebridade; muitos compram...outros compreendem o mundo. Cabe tecer um elogio em relação aos seus posts, sempre interessantes.

    Kadu

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal como faço todos os Domingos estou aqui novamente agradecendo os acessos.
    Kadu disse algo interessante os contos de fadas realmente são elaborados cuidadosamente, as vezes custamos a perceber isso. Tens razão.
    Abraços á todos.
    Até segunda-feira.
    Cérebro Que Pulsa.

    ResponderExcluir