domingo, 10 de maio de 2015

A homenagem de cada dia

Picasso
Neste domingo, comemoramos o dia das mães. Se para alguns trata-se simplesmente de mais uma data comemorativa, dentre tantas que temos no nosso calendário anual, para outros trata-se de um dia realmente especial em que podemos homenagear aquela pessoa que desde o princípio de nossa vida nos acompanha.
Se, pelo caminho natural das coisas, esta relação entre filhos e mães deveria ser repleta de alegrias e felicidades, pelas mais variadas nuances da vida nem sempre é assim. Mas independente das situações que a vida nos coloca, entendo que a maternidade é uma tarefa confiada a uma mulher, cheia de desafios, de oportunidades e possibilidades. Com a maternidade lança-se a mulher a uma caminhada onde ela necessitará desenvolver a habilidade de aprender a conhecer o seu filho e de conhecer a si própria de uma forma até então desconhecida. A maternidade é uma prova tanto para as mães quanto para os filhos. O ato de cuidar e educar um filho coloca a mulher num desafio de diversas dimensões, que não se resume ao seio familiar, mas também na sociedade. Podemos mencionar inclusive que, além da questão do afeto e do amor incondicional, a maternidade é um teste sem dimensões ao egoísmo. O desafio que coloca de um lado o amor incondicional e do outro a necessidade da razão e do equilíbrio num âmbito maior que o familiar; o desafio de por vezes fazer chorar aquele a quem ama, o compreender que existe a necessidade da dor e do sofrimento para o bem e crescimento. Estes são alguns dos desafios que a maternidade traz consigo. Não bastasse, somam-se a tudo isto todas as questões sociais inerentes à mulher e à família.
Mas mesmo assim, a maternidade traz consigo também uma força indescritível que faz com as mães enfrentem a tudo isto de forma determinada. E é essa força indescritível que as torna tão especiais e que nos fazem reconhecer, admirar e agradecer cada gesto e cada ato durante a nossa vida. É verdade que nem sempre esse reconhecimento é espontâneo, pois às vezes é preciso algum tempo ou uma situação específica para nos fazer perceber isso, mas o fato é que parte do que somos vem exatamente deste cuidado e carinho.
Por isto, neste domingo, desejo um feliz Dia das Mães a todas as mulheres que se esforçam para cuidar de seus filhos, de suas famílias, procurando transformá-las a cada dia em pessoas melhores, mais amáveis, justas e humanas.
 
Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.
 
Frase pulsante da semana: "O coração de mãe é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão." (Honoré de Balzac)
 
Até a próxima semana!
 
Cérebro Que Pulsa

2 comentários:

  1. Gostei muito da reflexão da semana! Valeu! E tentamos fazer o melhor pra e pela família...Tomara ! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. ~~~~
    ~~ Emocionante! Perfeita!

    ~~ Uma homenagem de excelente qualidade.

    ~~ Aliás, com a notável elevação a que o Rafael nos habituou.

    ~~ Embora Portugal não comemore a efeméride no mesmo dia,
    agradeço os votos de felicidades, pois sei que são dirigidos a
    todas as mães do mundo.

    ~~ Para si - mãe e toda a família - os meus melhores votos de...

    ~~~~~~~~~~~~~~~~ F E L I C I D A D E S ~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~ Beijos. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir