domingo, 2 de novembro de 2014

O mundo que se move

Miró

A cada instante, inúmeros acontecimentos passam a interferir em nossas vidas, mesmo sem que tenhamos consciência de que estejam ocorrendo. Fatos mais variados passam a influenciar o nosso destino de forma sutil ou até mesmo imperceptível aos nossos olhares. Pensando a respeito disto coloquei-me a questionar sobre aquela postura que tanto as pessoas adotam diante de algumas situações: “Não tenho nada a ver com isto!"

Na verdade, a vida é uma grande e complexa engrenagem, onde nem sempre conseguimos identificar as consequências que cada movimento irá causar. Os nossos atos no dia a dia acabam por interferir na vida de outras pessoas, da mesma forma que somos influenciados pelos atos de outros. Se nem sempre nos é possível perceber os atos praticados por outros e que influenciarão as nossas vidas, com certeza podemos refletir sobre como os nossos atos poderão interferir na vida dos outros. Esse juízo nem sempre é de fácil alcance, pois fazemos parte de uma engrenagem complexa, como já mencionei. Para que tenhamos a capacidade de ter uma visão mais clara disto, é preciso praticarmos, refletirmos sobre tudo que fazemos ou até mesmo que deixamos de fazer.

Não poderia ser diferente, pois somos parte de um todo maior, onde as ações sempre possuem uma relação intensa com o todo e com as ínfimas partes deste todo. Segue o princípio da ação e da reação, e a descoberta destas relações é o que nos permitirá compreender melhor a nossa existência, o que somos, o que fazemos e para onde podemos ir. Mais uma vez, nos deparamos com o grande desafio de tentar equilibrar o “eu” e o “nós”. Este constante dilema que precisamos compreender, entender que somente teremos um todo equilibrado a partir da construção de partes que busquem este equilíbrio.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: "Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus.” (Clarice Lispector)

Até a próxima segunda-feira!

Cérebro Que Pulsa

3 comentários:

  1. O mundo é mesmo uma linda engrenagem.,..Tenhamos o equilíbrio e força pra nos sentir bem engajados em cada pecinha...bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. ~ ~ Excelente dissertação com a qual concordo em absoluto.

    ~ ~ Na busca do equilíbrio de que nos fala CI, muito ajuda viver de uma forma otimista, com sentido de humor, vivenciando um relacionamento alegre, sorridente, atencioso, solícito e prestimoso com todos que cruzam conosco ocasionalmente ou de uma forma mais ou menos duradoura.

    ~ ~ Dias plenos de entusiasmo, generosidade e felicidade. ~ ~
    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  3. A vida é dinâmica e de facto engrenagem é o termo para algoa que de facto está sempre ligado a outra coisa qualquer, pelo que se colocam as questões da responsabilidade individual e colectiva...

    Um beijo amigo

    ResponderExcluir