domingo, 19 de outubro de 2014

O despertar das ideias

Adicionar legenda
Refletindo sobre a situação de calamidade em que se encontram alguns países em razão do “ebola”, me deparei diante de algumas perguntas referentes a problemas que a sociedade moderna enfrenta e que estão no centro da questão humanitária.
Mesmo cientes da criticidade da crise enfrentada nos locais onde o “ebola” atinge milhares de pessoas, há entre nós pessoas que são realmente “seres humanos”: estou me referindo ao médicos destas ações humanitárias, símbolos do desprendimento do seu “próprio eu”. Hoje acompanhamos que muitos estão morrendo, vítimas da doença a que se propuseram a combater, mas mesmo cientes deste risco não desistiram do seu firme propósito. Penso que merecem nossa admiração e respeito mais profundo, pois foram pessoas que tiveram que evoluir muito na direção da intelectualidade e do conhecimento material para tornarem-se médicos, mas que não deixaram de evoluir na direção da moral, não se corromperam nesta caminhada.
Ao mesmo tempo, vemos governos, entidades e pessoas agindo em sentido oposto. As divergências políticas, econômicas e sociais entre alguns países ou lideranças mundiais tem se mostrado um obstáculo à união de esforços para combater este estado de calamidade; o individualismo e egoísmo mascarado fazendo com que governos só se preocupem com o problema no momento em que se tornar uma ameaça interna. O que vemos é um conjunto de ações preocupadas somente com o instinto da própria sobrevivência.  Lembremo-nos que muitos de nós, por vezes inconscientes disto, agimos desta forma.
 A simples falta na prática do bem não representa a existência do mal? Parece-me que sim, que na situação atual do mundo, com as crises existentes, somente uma “elevação” da moral e um despertar coletivo de consciência poderá nos colocar em um caminho que nos leve a um futuro melhor. É urgente que não nos sintamos confortáveis com o simples fato de entendermos que não praticamos o mal, precisamos compreender que é preciso praticarmos o bem diariamente, pois do contrário estamos permitindo que as coisas se mantenham do jeito que estão. O simples despertar de uma ideia já é algo positivo; mesmo que enfrentemos dificuldades em plantar a semente que distribuímos, poderá quem sabe alguém que recebeu esta semente nos sensibilizar a semear. É isto que fazem estes profissionais “humanitários”; atuam seguindo o caminho de suas consciências, onde com certeza enfrentarão muito mais sofrimento do que no conforto de um consultório particular.
Independentemente de qualquer crença, credo ou religião, acredito que estas pessoas mereçam nossas homenagens, nossas preces e principalmente nossa reflexão sobre o que e como somos nós.
Agradeço aqui a minha esposa, que me inspirou a refletir sobre o tema.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês

Frase pulsante da semana: “O povo nunca é humanitário. O que há de mais fundamental na criatura do povo é a atenção estreita aos seus interesses, e a exclusão cuidadosa, praticada sempre que possível, dos interesses alheios.” (Fernando Pessoa)

Até a próxima segunda-feira!

Cérebro Que Pulsa


4 comentários:

  1. ~
    ~ ~ Um tema atual e preocupante, boa ideia da Janicce, muito bem desenvolvida pelo autor.

    ~ ~ São admiráveis os médicos e enfermeiras que partem para os países infectados, apesar de sabermos que quando entram para a Cruz Vermelha, ficam disponíveis para estes atos de heroísmo.

    ~ ~ Fernando Pessoa terá razão, entendendo um povo como uma grande família: há que proteger a família e a Nação. No entanto, esse instinto primário, não impede que existam, presentemente, instituições humanitárias exemplares.

    ~ ~ A dissertação contém propostas de reflexão importantes, do ponto de vista ético, merecendo uma importante atenção.

    ~ ~ ~ ~ Dias luminosos, pacíficos e felizes pela prática do amor e do bem. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez agradeço a visita e os comentários sempre oportunos.
      Abraço,
      Rafael

      Excluir
  2. Olá,
    Se perdeu muito tempo por aqui discutindo politicagem e deixamos de lado o ebola tão grave que assolou a África e vem se espalhando pouco a pouco... Vamos orando e entregando as vítimas...
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas situações servem para despertar um conjunto de questões que frequentemente deixamos meio adormecidas.
      Abraço,
      Rafael

      Excluir