domingo, 4 de maio de 2014

O Trabalho e a Representação

Salvador Dali
               Por: Janicce Ebeling
Em tempos de representação no mais alto grau, as relações de trabalho estão nas primeiras filas em manuais de sobrevivência do assunto. Representamos por maiores salários, por uma aceitação maior pelo meio, representamos para nos impor, representamos também a favor da empresa que trabalhamos, nas competências realizadas também há a representação o que dirá então nas falhas cometidas.
A representação não quer dizer que seja algo bom ou mau, ela existe com suas múltiplas variações e usa-se o tempo todo.
Mas neste post quero falar sobre o terno. Uma das formas visíveis de representação é o "terno" isso mesmo, o terno dos homens ou terninhos das mulheres.
O terno mais simples ao mais elaborado é a armadura de muitas relações de trabalho. Nunca vi um traje passar tanto recado.  Muitas das vezes um cidadão de sandália ou chinelo não consegue passar a credibilidade de um terno.
Não sei se é é mais triste, engraçado ou espantoso de observar como as portas se abrem para um terno: portas de restaurantes, hotéis até mesmo de hospitais, estabelecimentos de todos os tipos sem contar no poder das relações pessoais que são feitas pelo encorajamento da vestimenta. O indivíduo é até chamado de senhor vestindo um terno muitas das vezes sendo até muito jovem. O que dizer então da nossa política e seus ternos! Desvio, corrupção...sem comentários.

E assim o capital dita as regras. As regras da representatividade.

E ainda tem gente que retruca a rainha e seus protocolos...
  
Enfim...Coisas que Passam...Que compartilho Com Vocês.

Frase Pulsante da Semana: "Como defender uma civilização, que somente o é de nome, já que representam o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria". (Ghandi).

Até segunda-feira que vem.

Cérebro Que Pulsa

16 comentários:

  1. Muito pertinente o tema. Diante da realidade que vivemos, resta a esperança de que os homens acordem e percebam o vazio do materialismo, onde mesmo possuindo quase tudo muitas pessoas se sentem vazias em sempre em busca de mais e mais...
    Que possamos viver tempos em que nossos atos e nossa conduta possam representar o que somos e o que sentimos, sem necessidade de aparências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael obrigada pelas palavras; tu daí e eu daqui vamos então;
      expondo nossas idéias.
      Bjs
      janicce

      Excluir
  2. Há uma multidão que ao vestir esta armadura se despe de todo e qualquer princípio moral e ético, pois mergulha em um universo onde a representação dita as regras e comportamentos. Isto decorre de uma ausência de ensinamentos humanísticos durante a vida das pessoas, que frequentemente só descobrem esses valores depois de muito tempo.

    JL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... completas-te a idéia realmente tem coisas que se aprendem depois de muito tempo. Obrigada pela visita.
      Janicce.

      Excluir
  3. É. Um terno mascara também alguns malfeitores que embutidos dentro dele, conseguem acesso a qualquer lugar, estando acima de qualquer suspeita. Quem vê cara....
    Muito bom texto.
    http://vidanadaperene.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília! Obrigada pela visita aqui no cérebro. Gostei do terno-Máscara é isso mesmo. Outra coisa essa foto aí do gato ou gata sei lá é muito legal! Adoro! de paixão esse animal.

      Excluir
  4. Infelizmente, a aparência ainda é considerada fator de análise/aceitação para muitas pessoas. No campo profissional, tenho que vestimenta e postura pesam bastante e com certa lógica. Mas o hábito não faz o monge, como prega o velho e sábio ditado. E o ter não pode estar acima do ser, embora vejamos essa inversão em todos os círculos sociais da atualidade, onde o poder é "objeto de consumo". Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Marilene, é realmente como falas-te, em "todos os lugares" difícil né?
      Obrigada pela visita.
      janicce.

      Excluir
  5. ~ Olá, Janice.
    ~ Estive ausente, em viagem...
    ~ Muito interessante a sua dissertação sobre a representação e a simbologia do terno.
    ~ Está perfeita, não me ocorre nada para retrucar ou sublinhar.
    ~ ~ Um dia, chegará a luz.

    ~ ~ ~ Beijo amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  6. Achas que não percebi a tua ausencia? Tanto no cérebro como na casamadeira não me preocupo com quantidade mas a vida de um blog se faz também de feedbacks, visitas e comentários, abraços, xingamentos e Beijos amigos! kkk
    Janicce

    ResponderExcluir
  7. A imagem externa influencia a apreciação dos outros.
    O truque do terno ou de outros trajes é simples e muito antigo.
    Mas continuamos a acreditar (quase todos) que temos na frente um senhor...
    Só que não há muito a fazer, pois até os animais têm truques parecidos, seja para impressionar o sexo oposto, para afugentar a concorrência, etc., etc.
    Mas há multinacionais que aceitam o traje casual (a Google, por exemplo).
    Fizeste uma excelente análise da representação no trabalho. Eu, que já represento há uns anitos (e que nunca precisei de terno, só nalguns actos mais formais), gostei muito de te ler.
    Tem uma boa semana, querida amiga Janicce.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, cada vez mais, a aparência condiciona a forma como a sociedade nos aceita. Há dias assisti a um vídeo que mostrava precisamente isso. Um homem caía numa rua bastante movimentada de uma cidade e fingia estar a precisar de ajuda. Em uma das vezes "mascarado" com um terno, foi ajudado por 3 ou 4 pessoas. De uma outra vez, "mascarado" de mendigo, todos os que passavam fingiam não o ver. Isto faz pensar, ou questionar, os valores que definem a atual sociedade...

    Gostei de a ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Pessoal! agradeço os comentários e e-mails.
    E até o próximo post.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  10. Olá Pessoal! agradeço os comentários e e-mails.
    E até o próximo post.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Janice
    Venho agradecer a sua visita ao meu blog, que me deu grande prazer.
    Obrigado.

    Gostei bastante deste seu texto. Grandes verdades você refere!
    Vivemos num mundo onde o que conta é a aparência. O terno (em Portugal dizemos "fato") abre muitas portas, sim. E quanto mais caro ele for , de marca internacionalmente conhecida, mais "largas" são as portas que se abrem.
    No que toca aos políticos, então, nem vale a pena falar. Por alguma razão eles usam "ARMÂNI" e outros da mesma classe...

    Vou me fazer seu seguidor, e gostarei muito de continuar a vê-la no «DEUSA».
    Um beijo
    Miguel

    ResponderExcluir