domingo, 13 de abril de 2014

Perdão

kANDINSKY
   Por: Janicce Ebeling
Revidar a ofensa parece em rápida sensação uma forma aliviadora e mais fácil do que oferecer o perdão. Estamos acostumados a viver com ilusões, onde o mais convincente ainda é dar o troco. Talvez a maioria ainda ache que pedir perdão ou desculpas represente alguma forma de fraqueza. Ou o que vale mesmo é o olho por olho e dente por dente. Perdoar é uma coragem e uma oferenda que ofertamos a nós mesmos.
Mas como não deixar que o ódio e a mágoa se instale? Em meio a tanta desgraça? É um exercício de todos os dias. É aprender a andar e respirar sentimentos novos. É combater o vício. Havemos de aprender a lutar com as armas de Jorge aprender a matar os nossos dragões.
A dificuldade que todos nós oferecemos ao perdão, talvez esteja no nosso excessivo apego da ideia da importância que nós nos julgamos ter.
Nunca falamos que somos melhores que os outros mas pensamos que somos.
Uma coisa é certa, não existe paz de espírito sem o exercício do perdão.
Talvez o segredo que abra as portas para todos os tipos de céu que possa ter seja o mesmo que abra os portões dos corações petrificados pelo ressentimento; o aprendizado é algo constante, não tem idade.

Quem tem a coragem de perdoar oferece um presente a si mesmo todos os dias.

Enfim...Coisas que passam...Que Compartilho com Vocês.

Frase Pulsante da Semana: "O perdão também foi feito pra gente distribuir, não tem jeito...Só distribuindo que talvez o fardo se tornará mais leve. E somente assim a história de nossas vidas, existirá um antes e um depois". (J. Ebeling)

Até segunda-feira que vem...
Cérebro Que Pulsa


7 comentários:

  1. Parabéns pela belíssima abordagem do tema. Perdoar é "abrir as portas para libertar nossa alma do rancor e do ódio". Sem sabermos, somos nós mesmos os maiores beneficiados com o perdão que concedemos. Mas a vida exige muito de nós até que a compreendamos.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro sentimento que temos quando nos magoam é mesmo a raiva. Se não reagimos e nos controlamos, acabamos perdoando. Revidar aumenta a carga negativa, assim como a animosidade. E conviver em harmonia faz bem à saúde. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. É um post sábio sobre um tema tão precioso...

    Santa Páscoa!

    ResponderExcluir
  4. "Negue-se a si mesmo" Só ele conseguiu. De forma tão grandiosa, que a sua humildade permanece para sempre em nós.

    Felicidade em sua jornada.

    ResponderExcluir
  5. IMPERDOÁVEL É NÃO PERDOAR...
    Magnífico texto, gostei muito.
    Janicce, minha querida amiga, tem uma boa Páscoa.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo,Jannice! E pedir perdão faz bem ,mas não são muitos que chegam a esse aprendizado! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. ~ Admirável dissertação sobre uma matéria que poucos ousam abordar.
    ~ Não é fácil, sobretudo quando sabemos que o ofensor não está arrependido, nem nunca vai estar. Tens razão, exige muito exercício e introspeção.
    ~ Acrescente-se o perigo de passarmos por pessoas de pouca personalidade ou caráter débil, que se pode magoar â vontade, pois o perdão será fácilmente obtido. Este é o cerne da questão da violência doméstica.
    ~ Há que fazer a diferença entre perdoar e relevar.
    ~ Quando um par que diz que ama, dá uma bofetada, deve-se perdoar, mas nunca relevar. É como fruta que se estragou: não tem remédio. Encerrar a relação com muita firmeza, amistosamente, é o melhor que se pode fazer por ambos, ou pela família.
    ~ O mesmo deve acontecer com qualquer pessoa que tente abusar dos nossos sentimentos.
    ~ Penso que o perdão é mais difícil quando se tratam de ofensas que nunca verbalizámos e que calamos no fundo do nosso coração, pelo que, é sempre bom esclarecermos as situações.

    ~ ~ ~ Beijos transatlânticos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir