domingo, 27 de abril de 2014

Amanhã Talvez...

"Brasil: Um País do Futuro", obra de autor estrangeiro, publicada em 1941.
"Brasil: Um País de Todos", lema do Governo Federal.
Existem tantos outros lemas relacionando o nosso país a um destino positivo e brilhante em frases que ouvimos no dia a dia, nos diversos meios sociais. No entanto, parece-me que somos ótimos em criar imagens, idealizar nosso destino, sonhar e definir objetivos de sucesso, sem que tenhamos a mesma capacidade em definir os meios e ações pelas quais atingiremos estes objetivos.
Sonhar é preciso, acreditar é preciso, mas para não ficar apenas num mundo de faz de conta é preciso agir e, bem antes, pensar como. Vejam que “Brasil: Um País do Futuro” é uma obra que já possui mais de 70 anos e continuamos acreditando que somos um país do futuro; me parece que neste quase um século decorrido o futuro já aconteceu, mas ainda continuamos acreditando que somos um país do futuro. Somos um povo que observa de forma passiva e contemplativa fatos e atos que mereceriam uma atitude e postura de repúdio; somos um povo que acredita num amanhã melhor, mas que pouco faz para que isto aconteça. É incrível o modo como agimos, criticando o que julgamos estar errado e em seguida dando as costas, como se nenhuma responsabilidade temos em relação ao mundo que está sendo construído ao nosso redor. Possuímos direitos e portanto aguardamos de braços cruzados que eles sejam cumpridos; não somos capazes de entender que talvez o nosso direito dependa de que cumpramos alguma obrigação. Não compreendemos que nossas obrigações não estão restritas àquelas impostas pela lei, mas que a moral, a ética e a vida em sociedade nos impõem outras obrigações.
Quando olhamos ao nosso redor e percebemos uma sociedade corroída pela ausência de ética, de moral, de compreensão do que somos e de como devemos agir, perguntamo-nos onde vamos chegar. É tempo de acordar, de perceber que não podemos ficar a vida toda esperando que as coisas aconteçam; podemos ser o país do futuro, mas precisamos entender que depende de nós a construção deste futuro.
Para viver o futuro, é preciso que o amanhã comece a ser construído hoje.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana:  "O ser humano é assim, sempre procurando o êxtase do amanhã". (Rafael Del Colletto Ferreira)

Até a próxima segunda-feira.

Cérebro Que Pulsa 

4 comentários:

  1. Uma das coisas que faz o ser humano ter consciência é
    o estudo; e estamos longe disso.
    Sei que não dá para generalizar; mas num montante as coisas acontecem isoladas.
    A grande parte come o pão das mãos dos políticos.
    Talvez em uma próxima encarnação!
    J.S.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Agira. Eis uma palavras necessária e que anda só na esperança! lindo blog, um abraço
    http://ives-minhasideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ~ Muito interessante, Rafael.
    ~ Embora a vida nas grandes cidades seja muito complicada, devido ao trânsito, quem não tem este problema, sempre pode dispensar um tempinho para voluntariado comuntário e, assim, melhor cumprir os seus deveres de cidania.

    ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    ResponderExcluir