domingo, 5 de fevereiro de 2012

Interpretação ou Desorientação?

       Estamos vivendo em um desnorteio contemporâneo, onde se faz tudo e vende-se de tudo com o rótulo de Arte. Chamam do incompreensível estranhamento essas formas simples de um produto que pode ser qualquer coisa. Isto pode ser uma desorientação generalizada ou um esgotamento intelectual? Onde qualquer coisa pode ser vendida, apreciada, exposta e até comparada a artistas de todas as épocas, que muito contribuíram e contribuem com seu talento para a humanidade. Muitas das vezes, esses produtos vêm adicionados de um discurso educacional, filosófico impecável, que acaba até nos convencendo de que o fato é um grande acontecimento. Confunde mais ainda quando grandes centros culturais abraçam essas idéias "Artísticas". Todos nós temos histórias para contar de exposições no mínimo bizarras, com a chamada de "idéias transformadoras".

       Existe um ditado que diz: Gentileza gera gentileza, será que a banalidade também não pode gerar banalidade? 
       Todos nós perdemos com isso, a sociedade como um todo, principalmente o sistema educacional do ensino de Artes, que fica ainda mais fragilizado, alunos desmotivados e sem interesse. Mas ai daquele que não aceitar esses modelos de Arte; antiquado, reacionário, dentre outros, só são alguns termos usados para os rebeldes. Será que precisamos nos adequar a tudo o que se mostra nesta cultura artística em massa? Aquela "Arte" do estudo, dos processos da técnica dos materiais, da fundamentação da Arte, da questão social, da essência das coisas, da elevação do espirito e da educação escolar, onde foi parar?
       Me parece que umas das premissas da Arte hoje seja o de causar "estranhamento"; por essa palavra ter muitas interpretações, talvez esteja sendo mal usada ou muito usada, mas isto vamos deixar pra comentar em outra ocasião. Também me parece que este seja o novo regime: o de dar vida a inúmeras atividades que não tem nada a ver com o fazer do Artista Plástico, que por sua vez perde cada vez mais a credibilidade da profissão. Talvez tenhamos que colocar os pingos corretamente nos "is", e separar essa sopa de letrinhas na qual a arte está inserida. O rompimento com alguns modelos ditos tradicionais acabou acontecendo que, o que vemos hoje? Não dá,  uma nova posição frente ao que se mostra.

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês

Frase pulsante da semana: "Se escrevo o que sinto? É porque assim diminui a febre do sentir". (F.P)

Até a semana que vem...

Cérebro que Pulsa.



6 comentários:

  1. Muito interessante a abordagem. Parabéns pelo blog. Agora vou deixar meu cérebro pulsar um pouco sobre o tema. Até mais!

    ResponderExcluir
  2. sem comentários, muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal! Este processo ao qual a arte está sendo submetido é típico da busca de espaço em algo onde jamais teria; neste caso, é preciso desconstruir o conceito e aproveitar-se deste novo vazio e plantar o novo, com necessidade de contrapor-se ao antigo, silenciando a verdadeira voz da arte. Vejo 2 pontos principais que colaboram nisto, o silêncio do artista e a força do capitalismo.
    Quero lhe parabenizar pela escolha do "Cérebro que Pulsa" - neste território virtual é importante que sejamos sugestivos para que nos descubram.

    Até o próximo post!

    ResponderExcluir
  4. CQP, me considero um humilde admirador da beleza da arte, pois não possuo conhecimento de técnicas e teorias neste universo. Andava, até hoje, me questionando sobre a minha incapacidade de compreender algumas obras modernas, pois se são tão valiosas algum significado possuem. Agora fico mais tranquilo, pois sei que sou normal, apesar de não ser um expert. Nunca havia cogitado esta teoria que você expôs.
    Ah! Pensante a frase da semana.
    PHC

    ResponderExcluir
  5. CQP, Trabalho com Artes; concordo com essas observações acho que deveríamos criar mais debates sobre o tema. Realmente na área da educação as coisas ficam meio confusas.
    DSC

    ResponderExcluir
  6. Desde já agradeço os inúmeros acessos.
    Em face desse imediatismo na rede agradeço em especial os comentários postados pela paciência da leitura.

    ResponderExcluir