![]() |
Debret - Brasil antes da sua independência |
Por: Janicce Ebeling
Adjetivos e maneiras de posicionamento sobre o que chamamos de liberdade todos temos. Mas analisando essa palavra profundamente ela torna-se bem complexa. Há inúmeras interpretações o que pode causar transtorno e estranhamento entre povos. Presenciamos guerras entre povos a todo o momento há sempre uma indisposição contra ou favor da liberdade.
No Brasil se não votamos estamos desabilitados para fazer concurso; ficamos com o imposto de renda comprometido, fora as sanções que somos informados só na hora do enlace. Ou então já parou para ver a polícia como ela aborda um cidadão que não porta documentos? A liberdade saiu voando, e ficamos sem direito algum. Então por essas e outros posso dizer que a liberdade é um assunto ilimitado como o universo.
Para Kant a liberdade vem como auto-afirmação e determinação que constitui-se na dignidade e integridade da pessoa. Mas prefiro Hegel que diz que a liberdade está na consciência e é na consciência que o homem reconhece a si mesmo e os outros numa vivência em sociedade. Não há nada de novo nisso mas as vezes é bom relembrar.
A batalha por uma vida melhor com mais dignidade é para todos.
Há de se ter uma maior consciência que para usufruirmos o que temos, todos os seres do planeta colaboram para um equilibrio geral. Tudo se daria em uma harmonia fora do comum com muito respeito se o verbo "nós" fosse conjugado como o verbo eu e tu é regularmente.
Assim penso também que a palavra Liberdade deveria ser conjugada de fato e verdadeiramente.
Todos precisamos de bons exemplos para serem seguidos.
Emfim...Coisas que passam. Que Compartilho com Vocês.
Frase Pulsante da Semana: "Um bom amigo que nos aponta os erros as imperfeições e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro. (sakyamuni).
Até Segunda-feira que vem.
CerebroQuepulsa.
Boa Semana á Todos!.