domingo, 28 de setembro de 2014

Persistência...o caminho do bem

Cézanne
A bondade, a beleza, o bem querer e o amor estão por toda parte. Mesmo assim, por vezes o mundo nos passa a impressão de que estamos vivendo momentos de desesperança, e que não nos reserva um futuro muito promissor. Este é um sentimento comum no dia a dia agitado em que as pessoas vivem, sem tempo ou disposição para reflexão.
Acredito que é necessário valorizarmos tudo de bom que acontece, por menor que seja. Estamos vivendo tempos em que as boas ações e iniciativas, por menores que sejam, devem servir como uma espécie de catalizador para um bem maior, para despertar a esperança e a fé das pessoas em um mundo melhor, onde cada um possui a sua parte de responsabilidade; nada mudará se não houver um envolvimento coletivo. Independente do comportamento dos outros, vamos seguir o caminho que nossa consciência nos indica, e servindo, quem sabe, como motivação para aqueles que só se movimentam a partir do momento que conseguem ver que algo está acontecendo, que algo está mudando.
O otimismo é fundamental para que se consiga superar os obstáculos que se apresentam em nossa frente quase que diariamente. Quando falo em otimismo não falo em fechar os olhos para as dificuldades, mas sim em acreditar que é possível vencer, e sempre é, como a própria história nos mostra em diversos exemplos. Quantas ideias consideradas insensatas, tolas ou ingênuas acabaram por se mostrar o caminho feliz após muita persistência por parte de alguns?

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: “A próxima fronteira não está somente a sua frente, ela está dentro de você.” (Robert K. Cooper)

Até o próximo domingo!

Cérebro Que Pulsa

domingo, 21 de setembro de 2014

Calma ou Resignação Para Lembrar Outra Vez

Nankim Másc. Yoruba - J. Ebeling
                        Por: Janicce Ebeling

Pode-se dizer que a calma está em extinção. Pelo menos por aqui. Quando estamos revoltados colocamos a culpa em tudo o que nos cerca. Ou são os hormônios, a falta de dinheiro, a família, o sono que se perde e daí por diante. Há quem diga que a calma já é coisa rara.
Gosto de interpretar a calma não apenas como ausência de barulho no nosso cérebro. Estar neste estado, é estar desprovido de máscaras e anseios. Pode-se de chamar então: como uma leveza de nosso estado momentâneo presente ou não. Estar quieto não é estar leve. Podemos aparentemente estarmos quietos mas a nossa mente pode configurar num turbilhão de coisas ao mesmo tempo.
Estar calmo em meio ao que vivemos á todo o instante é compactuar com uma percepção de um grau mais elevado. 
Não acho que seja algo fácil, principalmente quando tudo conspira para que o ser, esteja sempre nessa ebulição de sensações.
Sensações estas que podem causar muita confusão, do que se esperar da vida. Já ouvi muita gente dizer que nem sabe o porque de enorme ansiedade.
Curei a minha pondo espelhos por toda a casa. Assim não corro o risco de interpretar ideias que não são reais. Me observo com coragem; gosto da ideia de primeiro ser amiga de mim mesma. Nem sempre o problema está só nos outros.

Pode-se dizer então, que uma das filosofias do bem viver, é manter a calma. E pelo que se vê nas esquinas da vida, é algo que pode nos manter vivo.

Penso que controlando nossa calma, estamos cuidando primeiro de nós e também das pessoas a nossa volta.
A calma é algo intransferível e muito pessoal, mas pode facilmente atingir á todos com a sua falta de  intolerância.

Como havia dito acima, para mim é uma das filosofias do bem viver. Difícil de ter esse compromisso mas se faz necessário e urgente.

Enfim...Coisas Que Passam...Que Compartilho Com Vocês.

Frase Pulsante da Semana: "É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-lá" (Sêneca)

Até Domingo que Vem.
CérebroQuePulsa.

domingo, 14 de setembro de 2014

Respeito e Equilíbrio

Claude Monet
Desde os tempos mais remotos, o equilíbrio da natureza e do planeta sempre foi um desafio ao convívio das espécies e da sua própria sobrevivência. Lembro-me de uma frase que ouvia há muitos anos dizendo que “a natureza transforma o caçador na caça em questão de segundos”.  Sabemos que as relações entre as espécies não se resumem a esta questão de caça e caçador, pois há uma infinidade de exemplos onde a colaboração entre as espécies favorece ambas. Estes exemplos podem ser encontrados tanto nas relações entre as plantas quanto entre os animais. Apesar das relações predatórias, a natureza sempre conseguiu encontrou o ponto de equilíbrio, com as plantas e animais se adaptando, evoluindo e se transformando, mas sempre mantendo a engrenagem funcionando.

No entanto, dentre todas espécies, surgiu uma com uma capacidade diferenciada, que a princípio deveria favorecer à permanência deste equilíbrio: o homem. Eis que o humano, com sua capacidade de pensar, de raciocinar, pensou que poderia colaborar com a fantástica engrenagem da natureza, interferindo naquilo que em seu entendimento estivesse desajustado. Mas não foi bem assim que as coisas aconteceram. Infelizmente, até hoje a humanidade não aprendeu a viver em equilíbrio, com paz e justiça entre os homens, sendo que somos o maior predador da espécie humana. A morte é parte desse mecanismo que mantém o equilíbrio de qualquer espécie, mas a morte dentro do que são considerados fatores naturais. O que é inaceitável para uma espécie que possui a capacidade de raciocinar é que exista morte por fome, quando há alimento suficiente, que alguns morram por falta de assistência enquanto outros ficam a “rasgar dinheiro”, que alguém morra porque o outro que está ao seu lado não seja capaz de lhe estender a mão.
O que poderíamos esperar desta espécie em relação à natureza, quando internamente não existe o bom senso e o equilíbrio? A natureza, com plantas, animais, rios e suas riquezas foram vistas pelo homem como um lugar de onde “extrair” o que lhe fosse necessário e conveniente. É estranho, mas real, que milhões de jovens atualmente nunca estiveram em frente a uma lagoa, nunca subiram em uma árvore e nunca apanharam um fruto do galho de alguma árvore.  Os rios são o mais triste exemplo de como tratamos a natureza, aniquilando aquilo que é fundamental para a nossa própria sobrevivência. É aceitável que determinada espécie animal extermine outra espécie animal devido a uma relação naturalmente predatória, pois neles não existe a capacidade de raciocinar.
Parece-me que faltamos às lições que a natureza poderia nos ensinar; parece que não nos preocupamos em observar como a engrenagem da natureza funcionava, para aprender a interferi somente no que não comprometesse o seu equilíbrio. Na verdade, não deveríamos interferir, mas sim nos relacionar mantendo o equilíbrio.
Na vida sempre é tempo de retomarmos o caminho, de repensarmos os valores, as relações e os objetivos. Sempre é tempo de questionar, de avaliar e de decidir se continuamos em frente ou se temos que tomar novo rumo. Quem sabe com as mudanças que vivenciamos atualmente sejamos capazes de compreender a nossa relação com a natureza e inclusive entre nós mesmos e começar a escrever uma nova relação?!

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.

Frase pulsante da semana: "Frase Pulsante da Semana: “Se temos de esperar, que seja para colhermos a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e de amizade!” (Cora Coralina)

Até a próxima segunda-feira!

Cérebro Que Pulsa

domingo, 7 de setembro de 2014

As Faces Da Guerra e da Palavra

J. Ebeling

                                           A Porta da verdade estava aberta,
                                           Mas só deixava passar
                                           Uma pessoa de cada vez

                                           Assim não era possível atingir toda a verdade,
                                           Porque a meia pessoa que entrava
                                           Só trazia o perfil de meia verdade.
                                           E sua segunda metade
                                           Voltava igualmente com meio perfil
                                           E os meios perfis não se coincidiam.

                                           Arrebataram a porta. Derrubaram a porta.
                                           Chegaram ao lugar luminoso
                                           Onde a verdade esplendiam seus fogos.
                                           Era dividida em metades
                                           Diferentes uma da outra.

                                           Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
                                           Nenhuma das duas era totalmente bela.
                                           E carecia optar. Cada uma optou conforme,
                                           Seu capricho, sua ilusão, sua verdade.
                                                                                          (Drummond)

Enfim... Coisas Que Passam... Que Compartilho Com Vocês.

Frase Pulsante da Semana:
"Quem só tem um espirito da história, não compreendeu a lição da vida e tem sempre de retomá-la. É em ti mesmo que se coloca o enigma da existência e ninguém se não tu mesmo, pode resolver." (Nietzsche)

Até Segunda-feira que vem.
CérebroQuePulsa.