domingo, 26 de janeiro de 2014

O bom da vida---vai prosseguir

Ao escolher o tema da postagem deste domingo, optei por uma abordagem mais positiva, buscando a valorização de tudo aquilo de bom que acontece no dia-a-dia das pessoas. Como vivemos num mundo repleto de problemas, os mesmos saltam aos nossos olhos sem que tenhamos que ter uma atenção muito especial, pois fazem parte da nossa rotina.

No entanto, apesar de todos problemas que enfrentamos, devemos ter consciência de que milhões de pessoas, em atitudes que na maioria das vezes passam despercebidas, estão lutando e atuando para fazer deste mundo um lugar melhor para se viver, um lugar mais justo, onde a compreensão do outro existe, onde o esforço pelo bem de todos tem lugar, onde há consciência de que não existe um bom lugar para o “eu” se o “nós” não for devidamente respeitado.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Rolézinhos pela cidade

Tarsila do Amaral
           Por Janicce Ebeling

É com grande satisfação que volto a escrever nestas linhas pois já faz algum tempo que acompanho como leitora. Na minha ausência da escrita fiz vários rolézinhos por aí alguns agradáveis e outros nem tanto. Mas o rolézinho que quero registrar é esse que está acontecendo nos shoppings onde muitos jovens se reúnem ao mesmo tempo onde o convite parte das redes sociais.
Ao ler o jornal de vários estados me deparei com sociólogos, antropólogos com os seus pontos de vistas. E a maioria expunha a situação dos lojistas e a manifestação policial como racismo e que devería prevalecer o direito de ir e vir do cidadão. Até por aí concordo com o direito de ir e vir.
Mas o que acontece neste país é que ultimamente qualquer extremo em que a ética, moral e bom senso precisaríam prevalecer há muito que não está sendo corretamente situados.
Como afro-descendente passei a vida defendendo direitos, e sei muito bem classificar o racismo.
Todo mundo viu e assistiu algumas vezes com seus próprios olhos, a aglomeração de pessoas no final das contas o resultado. Também estou certa que se não fosse essas aglomerações o nosso congresso ainda estaria inerte a certos problemas.
Mas daí a se amontoar em mais de 300 pessoas em shoppings já é outra coisa.
E os direitos de ir e vir de quem paga para obter mais conforto nestes estabelecimentos que já não são baratos e ainda precisam passar por certos aborrecimentos e certas situações na qual um grande aglomerado resulta?
O país passa por um período bastante longo de muitos direitos, há de se compreender, pois quase nada era reconhecido.
 Mas e essa aglomeração que também destrói e afasta. Os saques nas lojas, as sujeiras dos banheiros onde defecam até no chão, cadeiras lotadas, o dá licença a toda hora pelos corredores, as frentes das lojas lotadas, porque ninguém cita o  direito dos lojistas é feio? Num país tão consumista como esse, penso que essa categoría é a mais prejudicada.

Entendo que o direito há de ser respeitado. Mas também fala-se muito nisso. E os deveres que quase ninguém enxerga o seu, como pessoas físicas ou jurídicas tanto faz.

Talvez há de se estudar e compreender o que o chamado "bom senso"  realmente nos traz e deixar de usar a hipocrisia como faixa de exclusão; e entender que nem tudo na vida é racismo.
E deixar o bom sem falar de verdade..

Enfim...Coisas que passam... Que Compartilho com Vocês.

Frase Pulsante da Semana:  "Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representam o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria". (Ghandi) 
                                            
Até segunda-feira quem vem; Boa Semana há Todos.

Cérebro Que Pulsa.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo!

Feliz Ano Novo! A cada ano, desejos de que seja um ano repleto de conquistas, que tudo seja mais e melhor. Este é o roteiro que está presente nas felicitações e comemorações entre amigos e familiares a cada final de ano.

É inerente ao ser humano o desejo de tornarmos a vida melhor e por isto desejamos sempre que os dias vindouros sejam melhores que os passados. Mas, para que o ano presente seja um ano de conquistas, de alegrias, de amor e de realizações, precisamos refletir sobre o ano que passou: o que deu certo, o que deu errado, onde nos equivocamos, onde fomos felizes, quem fez a diferença na nossa vida, para quem nós fomos importantes, para onde estamos indo...
Há caminhadas que nos colocam um desafio maior, onde a perseverança e determinação são fundamentais para ser bem sucedido. Mas todo e qualquer caminho, independentemente do tamanho do desafio, se torna de fácil trilhar se houver amor e esperança, se houver fé e determinação e, acima de tudo, se houver um lugar onde queremos chegar.
Por isto, digo à pessoa mais importante em minha vida que...
Para 2014 este lugar é o teu coração, é lá que eu quero chegar, me instalar, me perpetuar, despertar os mais lindos sentimentos, os mais felizes momentos de tua vida, a tua alegria de viver, a tua fé no amor, a tua certeza de que a vida é bela e que podemos ser felizes. O ano que passou me deixou a certeza de que esta é a caminhada mais importante de minha vida, que me leva ao encontro da minha própria felicidade através da busca da tua também.
Feliz Ano Novo!

Enfim...coisas que passam...que compartilho com vocês.
Frase pulsante da semana:

“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e um amor, lembre-se...se escolher o mundo, ficará sem um amor; mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo!”