domingo, 27 de outubro de 2013

Quem somos nós?

A ideia de escrever sobre este tema me surgiu a partir de uma menção feita ao filme “Quem Somos Nós”, após um debate sobre a origem disto que nós conhecemos como mundo.
Para começarmos a busca de respostas para esta pergunta, é preciso muito estudo, muita leitura e muito pensar. Este tema tem sido pesquisado e debatido há muito tempo e até hoje existem questionamentos que não foram totalmente esclarecidos para muitos de nós. O homem busca incessantemente o saber sobre sua origem, sobre a origem do mundo assim como o compreendemos.
Muito já se descobriu sobre isto, mas o homem incansável busca novas explicações. Após a polêmica “partícula de Deus”, percebemos que não nos basta descobrir a origem do mundo e do ser, mas queremos comprovar que somos superiores e totalmente poderosos; que de nós tudo depende neste mundo.

domingo, 20 de outubro de 2013

O que é igualdade social?

Em tantos discursos, teses e pensamentos surge a figura de uma sociedade perfeita, uma sociedade que disponibilize tudo para todos, uma sociedade justa.
No entanto, para a maioria das pessoas, até no momento em que idealizam este tipo de sociedade manifesta-se a incoerência; afirmo isto pelo fato de que, mesmo desejando a justa distribuição para todos, permanece aquela ânsia de contarmos com algo a mais, trazendo à tona um sentimento que é um dos agentes da desigualdade social: o possuir mais. Este sentimento chega a ser imperceptível para a maioria das pessoas, as quais não se dão conta de que ele orienta o seu dia a dia.
A igualdade possível, a sociedade justa, não pode ser vista como um ambiente em que todos possuam de forma equivalente, mas sim uma sociedade que oportunize a todos não as mesmas possibilidades, mas possibilidades distintas que permitam alcançar o caminho da dignidade e da sua própria subsistência. Há uma série de fatores que farão a diferença em relação aos objetivos alcançados por uns e outros; o que se quer, é que esses motivos sejam de responsabilidade da própria pessoa e não impostos por desigualdades determinadas pelo próprio homem.

domingo, 13 de outubro de 2013

O que e para onde?

Volto a abordar aqui a questão das manifestações às quais o país tem se tornado alvo nos últimos meses. Mas hoje, não quero abordar a questão pelo ponto de vista do motivo das manifestações, mas sim sobre como ocorre o envolvimento de cada um nesse movimento.

As primeiras manifestações foram vistas como um movimento de protesto, fomentado nas redes sociais da web. Considerava-se que marcariam o retorno da manifestação dos jovens, há tanto tempo calados em seu mundo virtual, além da manifestação do povo que sofre os desmandos políticos e a ausência de um poder justo. Porém nada houve que demonstrasse este retorno dos jovens, como seres pensantes. O que se viu foi uma juventude envolta numa causa “vazia”, pois não conseguiu dizer contra o que protestava e, de forma um tanto quanto inocentemente manipulada, tornou-se combustível para atos de vandalismo, praticados com o objetivo único da desordem social e do caos.

domingo, 6 de outubro de 2013

A paz interior é o seu maior tesouro. Não deixe que a ansiedade venha roubá-la, nem permita que alguém a destrua, seja com atitudes ou comentários. Seja você revestido da certeza, de que a noite mais escura vai passar...

Lembro que já mencionei neste espaço que a felicidade não está em lugar algum que não seja no nosso interior. Assim, a importância de mantermos nossa paz interior, pois ela é o pilar que nos sustenta nos momentos difíceis da vida, e que nos faz emanar a felicidade nos bons momentos. Obviamente, é muito mais fácil falar do que conseguir manter este equilíbrio interior.
Mas, como tudo na vida, precisamos de constante vigilância dos nossos atos e pensamentos para desenvolvermos esta capacidade.