domingo, 29 de setembro de 2013

Pensar ou repensar...

Volto a abordar aqui um assunto de extrema importância para a sociedade. Com certeza, esta não é a opinião de milhões de pessoas, para as quais a filosofia é vista como algo desnecessário e até mesmo ignorada. O desconhecimento do que é a filosofia, do que ela se ocupa, é tamanho, que passou a ser considerada como se fosse um supérfluo na vida da sociedade.

O fato de vivermos em uma sociedade onde o “possuir” passou a ser fator que distingue as pessoas, determinando inclusive o grau de importância e valor das pessoas, é uma das determinantes do ostracismo em que se encontra a filosofia na concepção do homem moderno. O modelo social atual está tão deturpado e distante de todo e qualquer conceito racional que chegamos a alterar o significado de um dos conceitos primordiais da filosofia: o “ser”. Hoje o “ser” está relacionado à importância de uma função social e política que eventualmente a pessoa ocupe, dos poderes adquiridos por ela ou por quem dela cuide. O “ser” está associado ao “ter” em termos materiais. Percebemos aqui que não só abandonamos a filosofia como também invertemos os conceitos.
Entendo que a importância da filosofia está na sua atuação na formação e desenvolvimento do pensamento humano, pois ela nos ensina a pensar e questionarmos. O fato é que a filosofia não traz resultados consensuais, pois tem em seu interior a essência do questionamento, o que potencializa as divergências de posições, mas sempre baseadas no bom senso e no saber.

domingo, 22 de setembro de 2013

Uma Gota no Oceano

Van Gogh: "Grandes realizações não são feitas por impulso, mas sim por uma soma de pequenas realizações."
Na história da humanidade temos vários exemplos de pessoas que dedicaram sua vida inteira em favor da humanidade. Neste contexto, temos exemplos daqueles que defenderam uma vida mais justa, uma vida com menos diferenças sociais, uma vida com menos violência, enfim, uma vida melhor. Estas pessoas sempre estiveram orientadas a um bem maior, a um senso de justiça, a objetivos visavam beneficiar a todos.
Neste grupo de pessoas, tivemos pessoas de todos os níveis sociais e culturais, desde um simples homem do povo até membros da nobreza. É fato que nem todos lograram êxito em sua jornada, mas de qualquer forma todos aqueles que se mantiveram firmes no seu caminho cumpriram com honra e dignidade o seu propósito. Alguns abdicaram inclusive de seu conforto e até mesmo de sua fortuna, outros abdicaram inclusive de sua liberdade. Facilmente nos vem à mente nomes como Buda, Tomás de Aquino, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Martin Luther King e Joanna D’Arc.

domingo, 8 de setembro de 2013

O que é e onde está a felicidade?

Pintura de Renoir - o pintor da alegria e felicidade

Felicidade: palavra de fácil definição, mas cujo sentido é de complexo entendimento.
O que é afinal a felicidade? Onde e como podemos encontrar a felicidade?
Estas são questões que aparecem no dia a dia da vida de milhões de pessoas. O grande desafio não é saber o que ela significa, mas ter a capacidade de descobrir como podemos sentir esta sensação. A felicidade é um sentimento de paz e realização que nos invade em determinados momentos; quando digo “que nos invade” posso estar passando a falsa impressão de que é um movimento de fora para dentro, mas na verdade a felicidade é algo que surge no nosso interior e por vezes vai crescendo tanto que não conseguimos deixar de externar.

Nesta definição, existe um aspecto cuja compreensão é fundamental para que possamos ter mais momentos felizes e saber desfrutá-los; a felicidade está dentro de nós. A felicidade que desperta em nós a partir de uma ação de outra pessoa ou de algum acontecimento externo sempre é ativada a partir da forma como percebemos estas ações e acontecimentos e do seu rebatimento em nosso estado emocional e espiritual.

domingo, 1 de setembro de 2013

O QUE SOMOS, O QUE QUEREMOS SER E O QUE BUSCAMOS

O segredo da vida é algo que, por mais estudos que se faça e por mais registros que sejam publicados, será sempre um segredo. Digo que será sempre um segredo pelo fato de que a experiência da cada pessoa é única, ela não se repete. As experiências de outros não servem para que possamos fazer delas um manual para nosso proceder. Portanto, por mais conhecimento que se tenha, por mais experiência que se tenha, a vida sempre nos apresenta desafios e segredos para desvendarmos.

E o desvendar segredos está intimamente relacionado ao que somos, ao que queremos e ao como buscamos. À medida que avançamos nos caminhos da vida os desafios nos são postos, de maneiras mais diversas, de forma a não haver um manual para seguirmos. Isto é o que torna a vida um segredo para nós, cuja descoberta depende de como agimos, de como percebemos e do que buscamos. Diria ainda que, depois de muitos desafios, alegrias e sofrimentos, quando descobrimos o que buscamos, ainda é necessário encontramos outra resposta importante para nós: como agimos para buscar?