segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ausência

Lasar Segal



 
                                         Por muito tempo achei que a ausência é falta.
                      E lastimava, ignorante, a falta.
                      Hoje não a lastimo.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Espírito de Paz

                                  Di Cavalcante                                             


A calma está em extinção. A primeira idéia quando estamos revoltados é por a culpa em tudo o que nos cerca. Ou é os hormônios, a falta de dinheiro, o sono que se perde, o trabalho ou a familia. A quem diga que a calma já é coisa rara no nosso meio. A calma é algo instransferível e muito pessoal, mas que pode atinjir á todos, com a sua intolerância. A calma pode ser algo bem mais profundo do que pensamos. Principalmente para saber lidar com ela. Através dela percebe-se o pensamento a consciência. A forma da calma está em todos nós na maneira como agimos no nosso cotidiano. A calma e o silêncio não são apenas a ausência de barulho e conteúdo no cérebro.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Conhecimento e Sabedoria

Starry Ninght Ballance - Vincent Van Gogh
                                                   Por Rafael Ebeling
O conhecimento é o saber, o acúmulo de experiências e estudos que se faz; está ligado diretamente à percepção, pois se trata de tudo aquilo que recebemos do mundo exterior para dentro de nós. Já a sabedoria implica numa "digestão" do conhecimento, sua absorção completa e a geração de um modo de pensar. A diferença básica é como se perguntássemos para alguém o que ela sabe sobre determinado assunto (conhecimento) ou o que ela acha de determinado assunto (sabedoria). Nossas opiniões pessoais são formadas com base no conhecimento, mas passando por uma assimilação deles e sua inter-relação. Nem sempre este processo é totalmente lógico, pois entra em ação também a intuição, que é um canal de conhecimento que a maioria não está acostumada a admitir. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A Nudez Da Violência; A Resposta de Paz

                                      Lucian Freud 
A onda de violência chegou aos limites mais alarmantes, que a humanidade ja presenciou. As guerras medievais, as mundiais, Auchevitz tudo ficou para trás. O cérebro acostumou a computar os números de mortos ao redor do planeta. No Brasil as principais capitais passam por inúmeros problemas. A polícia, o comércio as moradias, as escolas a segurança há muito que não existe. A única coisa de verdade que sabemos é que vamos todos morrer; mas isso a algum dia. Mas a questão é que cada vez a morte chega mais cedo. Essa vida tão agitada que levamos que as vezes nem paramos para algum momento meditar sobre algo. Há muitos relatos que dizem que realmente pensamos sobre nós mesmos e a vida só quando algo acontece, em forma de doença ou até mesmo essa violência que de fato chega até nós.