segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Os Poucos Carregam o Mundo Nas Costas

- por Rafael Ebeling

É fato indiscutível que alguns poucos homens são melhores que a maioria, como nos demonstra claramente a história. O próprio termo “aristocracia” significa, a grosso modo, o governo dos virtuosos. Lembremo-nos que, em grego antigo, a palavra “Arete” significa virtude (força).
Já em Platão e Aristóteles, a questão dos melhores aparece de modo claro. Na “República” a escola deveria selecionar os melhores para cuidar da cidade, e Aristóteles no seu livro “Ética a Nicômaco” fala na “grande alma” como o homem mais virtuoso e capaz, a partir do qual os outro vivem. E assim foi ao longo dos tempos, onde os melhores lideraram e os medianos e medíocres os seguiram. A democracia tenta corrigir algumas nuances da “Aristocracia”, que impunha frequentemente o melhor pelo fato de ser “bem nascido”. Neste aspecto, a democracia traz o mantra da “igualdade”, onde todos possuam as mesmas oportunidades.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um Instante Entre a Natureza de Monet

Monet






                                                  Quem faz um poema...abre uma janela
                                                   Respira, tu que estás numa cela abafada
                                                   Esse ar que entra por ela
                                                   Por isso é que os poemas tem ritmo
                                                   Para que possas profundamente respirar.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Razão e Fé

                              Ado Malagoli
Há tempos que o homem, anda atrás de suas buscas. O que somos, qual a nossa função neste mundo, o que viemos buscar. São alguns questionamentos que fazemos sobre nós. Até os mais desinteressados, questionam, em algum momento sobre algo. Há especulações de todos os gêneros, com extensas análises dos processos da nossa natureza. E isto faz com que todas as formas de entendimento andem sobre o mesmo limiar; o de tentar responder á todos os problemas do mundo, ligados ao homem. Mas todas essas análises surgem para que o homem, esse animal racional, pudesse tirar algum proveito, para a direção de suas próprias vidas. Criaram-se então vários diálogos entre teorias e entre essas estão a teologia e religião. Nos primeiros anos da era cristã houve também pensadores que buscavam as razões para sua fé.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

HERMENÊUTICA

                                                                    Mondrian
 
Olá Pessoal, nesta semana gostaría de expor as minhas idéias sobre a Hermenêutica. Alguém me perguntou sobre  qual assunto a Hermenêutica tratava e que já havia perguntado a outras pessoas e que não obteve um entendimento mais claro. Então aqui está para todos aqueles gostaríam de entender melhor o que significa esse assunto não me incluindo dele, uma idéia em poucas palavras.