segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Mito Da Caverna

                                      J.S.E.                                                     
O Mito da Caverna de Platão, é um dos textos mais lidos no mundo dentro deste universo que é a filosofia. A história nos diz que alguns homens ficaram presos dentro de uma caverna onde ficaram voltados para o fundo. Então ali eles contemplavam um facho de luz que refletia sombras para o fundo da parede. Este então era o mundo deles. Se contentar com sombras. Um certo dia um dos habitantes desta caverna resolve voltar para o lado de fora e logo ficou cego por alguns instantes devido a claridade da luz. E aos poucos começou a vislumbrar outras coisas, que na caverna não havia. Então começa a perceber cores, imagens reais, a natureza, outros modos de vida. O habitante cheio de emoções volta para a caverna para narrar o que havia visto aos seus amigos. Mas estes não acreditaram e revoltados com a mentira que pensavam que fosse, o mataram.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Freheit Sem Fronteiras

                            Portinari
 De um modo geral todos nós temos adjetivos para dar á palavra Liberdade. E todos tem uma maneira de se posicionar frente a ela. Mas analisando este termo profundamente ele é bem complexo. Muitas vezes uma palavra pode ter várias interpretações o que pode causar um terrível transtorno e estranhamento entre povos. Por exemplo: essas guerras aunciadas todos os dias entre países de todos os continentes há sempre uma indisposição com algum povo ou etnia. Esses desacordos são por uma maior ou menor liberdade. Aqui no Brasil quando não votamos estamos desabilitados para fazer concurso, ficamos com o imposto de renda comprometido etc, ou seja temos a nossa liberdade limitada. Ou então deixa a polícia abordar qualquer cidadão sem documento para ver o que acontece; você acha que vai ser tratado com a maior liberdade do mundo? Então pode-se dizer que a liberdade é um assunto ilimitado como o universo. Por pouco tempo ou muito tempo, e isso somos nós que vamos dizer. Bom...mas isto é outra história.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Cegueira do Amor

                                  Paul Cezanne
Algumas vezes somos enganados por nós mesmos, pelos nossos olhos e ouvidos. Com isso quero dizer que as vezes nada do que vemos e ouvimos é de fato aquilo que achamos. Quando estamos apaixonados por exemplo: muitas das vezes pensamos que aquela pessoa na qual estamos emvolvidos é a mais linda, a mais correta, etc. Por estarmos apaixonados damos a ela todos os adjetivos bons. Os apaixonados numca enxergam as falhas. Até nas opiniões que as vezes pedimos para alguem não gostamos de ouvir a verdade. O amor é um desses elementos que devíamos escutar mais os outros, muitos casamentos e noivados nem seríam feitos. E acho que até havería menos separações também. Porque ao contrário do que muitos pensam sobre o amor, não dá só para escutar a voz interior. Sobre voz interior em relação ao  amor penso que fica bem só em poesias.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Ética Dos Outros

                                   Mondrian
Todo mundo que se diz brasileiro está de acordo, que o nosso país vive um problema muito sério no que diz respeito a ética. E não é de hoje. Charles Darwin, já mencionava os problemas de corrupção quando passou por aqui. Ou seja faz tempo. É ironico e deprimente que nossos políticos saibam o que é etica só quando estão prestes a serem cassados seus mandatos, junto com a sujeira, lamaçal mesmo! a ser descoberto. Quem não se lembra de collor e todas essas CPis ao longo desses anos até chegar em Demóstenes a nova onda política do momento. São tantos, que a jente até se perde. O depoimento de Demóstenes para o conselho de ética, me faz pensar que esses políticos pensam e agem como se todos os brasileiros são realmente ignorantes. Só pode. Nessas horas juram pela família, pela mãe, falam de Deus, e citam até filosofia.Talvez esse Senador tenha levado a risca o poder de seu nome e o poder que os filósofos tinhas antigamente. Sim né´, porque alguns eram considerados Deuses!