segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Pão Nosso De Cada Dia

                         Lasar Segall
Olá Pessoal! nesta segunda-feira gostaría de falar sobre o trabalho. Isso mesmo o trabalho e algumas representações que surgem. Será que todo mundo sabe a diferença? De Trabalho e Emprego? No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver. A necessidade de comer de se abrigar, etc, era que determinava a necessidade de trabalhar. Mais tarde com a Revolução Industrial viria a afetar também não  só o valor e as formas de trabalho como sua organização. A necessidade de organização do trabalho principalmente quando envolve muitas pessoas e instrumentos e muitos processos, criou a idéia do emprego. Então o emprego passa a ser uma relação mais ou menos duradoura. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros. Bom... Em tempos de representação máxima, onde representamos o tempo todo. Só não com nós mesmos em casa e com nossos espelhos; pelo menos é o que eu imagino. As relações de trabalho seja elas quais forem  é uma coisa que temos que nos acostumar.
E é nestes termos que entra a idéia de representação.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sexto Sentido

                                   Van Gogh
Há alguns anos atrás resolvi mudar de apartamento, ir para um maior. Procurei muito até encontrar o lugar mais ou menos ideal. Acabei encontrando, era bem completo com aberturas, quartos e sacadas; um escritório com ateliê era tudo que eu mais queria. Para o modelo que se tem hoje sobre moradia podería dizer que este era o sonho de qualquer pessoa que almeja por mais tranquilidade e prazer de estar em casa. Mesmo ele sendo essa belezura toda senti, no meu espírito que havia algo que não estava certo. Aquelas coisas que as vezes nos dá um sinal mas que a gente sabe que existe mas ignora quando queremos algo.
Isto era o sexto sentido me avisando. Mesmo assim tratei de alugá-lo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Natureza De Outono

                                 Monet
Esta foto aí ao lado faz parte de algumas pinturas de uma série que o Artista Claude Monet pintou em sua propriedade em Giverny. Estamos no outono e com ele também chega a natureza mostrando suas formas mais belas. O colorido das plantas e flores é de uma beleza sem igual. Mesmo aqueles que não tem sequer um vaso de flores em casa, pode apreciar os jardins espalhados pela cidade. Há natureza opera milagres e muitas das vezes nem percebemos o bem estar que as plantas podem nos proporcionar. Existem até empresas que já operam com este conceito de ter pelo menos um cantinho com uma plantinha que seja. E assim quando os problemas apertam, as flores e plantas são um sopro de alento, de nossos dias. A gente nem se dá conta mas quando estamos com algo a nos preocupar, acabamos nos voltando para algo da natureza e lá ficamos pensando e calculando formas milaborantes de resolvermos a nossa situação. Resolvendo ou não a gente segue para o que estávamos fazendo e nem percebemos mais aquela beleza para onde os nossos olhos estavam voltados. A natureza de uma certa forma direta ou indireta está sempre agindo a nossa volta.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Tempo

                        Pierre Bonnard
Todos nós vivemos num tempo invidual, mas debaixo do mesmo céu. As opiniões, divergências mudam, mas uma coisa estamos todos de acordo o nosso tempo não para. Quando somos jovens parece que o tempo das coisas numca chega. Queremos namorar mas não temos idade, queremos trabalhar mas para isso também não temos a idade, ou seja queremos ser adultos antes do tempo. Depois chega a maioridade e com isso as responsabilidades que batem á porta. Apesar dos processos de maturação de cada indivíduo ter várias nuances, todos nós passamos por várias etapas na vida. E assim somos e nos identificamos: um ser pensante, donos de nossas próprias cabeças. Mas é claro que em tudo na vida existe suas exceções. Aqueles que numca querem crescer ou não sabem como, e aqueles que acham que não existe mais nada para se aprender.
Mas fiquemos todos com mais uma poesia de alguém que viveu a cada dia o seu tempo e deixou grandes lições para serem pensadas.