segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conhece-te A Ti Mesmo

                           Lucian Freud
Esse aforismo grego escrito nos pórticos de Delfus na Grécia Antiga, já a algum tempo me acompanha colado na parede em meu ateliê. Está lá onde eu possa ver todos os dias e tentar fazer um registro de significação  dessa frase. Há princípio é uma frase simples, muito fácil de ler; mas entende-lâ de verdade e absorvê-la, tentar levâ-la para o nosso dia a dia já é outra história. Todos nós até aquelas pessoas que julgamos de alta periculosidade, nos achamos com direitos. Direitos esses de fazer-mos o que a nossa vivência e história de vida, achamos ser o certo. Por exemplo: quando temos dor achamos que é nosso direito ser atendidos primeiro; quando temos filhos devemos passar antes de todos porque somos pais, algumas ou muitas pessoas compram coisas roubadas como por exemplo: um celular ou qualquer artigo seja ele qual for pois afirmam que fazem porque senão fizerem outros compram, muitos levam seus cachorros e nem recolhe seus excrementos porque dizem que a maioria não o faz; muitos prédios não separam o lixo porque muitos não o fazem; pessoas fazem sexo com menores se achando no direito; também usam corpos de outros tudo se achando no direito. E assim se cria e vivemos num círculo de vícios, representações falsas em todos os sentidos misturados com idéias hipócritas. Mas aos olhos de uma sociedade hipócrita somos todos corretos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Porta e o Espírito da Verdade

                             Caravaggio
João Damasceno, foi um padre grego olhem o que ele nos diz sobre o conhecimento: "Nada mais excelente que o conhecimento. O conhecimento com efeito é a luz da alma racional...Pois como a privação da luz vem a ser a escuridão, assim a falta de saber é um entrevecimento da razão...Não permitamos que as paixões ofusquem a visão! pois por limpida e perspicaz que seja a nossa vista, é só com dificuldade que se logra aprender distintamente a verdade. Assim como a vista, quando distraída por divagações incessantes, é incapaz de enxergar distintamente as coisas, a menos que forceje por fixar livremente o objeto assim também nós queremos livrar-nos de toda pertubação da razão e aproximarmos da verdade.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Recomeçar

                   Picasso
Não importa onde você parou em que momento da vida você cansou. O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...Chorou muito? Foi limpeza da alma...Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechas-te a porta até para os anjos...Acreditou que tudo estava perdido? Era o início de tua melhora...Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz. De encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal: Um corte de cabelo arrojado...diferente? Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador...ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio...quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando! Tá se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com seu "período de isolamento"...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Conhecimento Filosófico

               Albrecht Durer
O Conhecimento Filosófico não é baseado em preferências ou pesquisas de consumidores. Apesar de ser usado em muitas finalidades é um conhecimento que opera em rigorosos estudos com encadeamentos focados na lógica onde os procedimentos exige uma fundamentação argumentativa racional do que está sendo pensado. Pode-se dizer então que é um trabalho intelectual sistemático porque não se contenta em obter respostas práticas e imediatas. As idéias são provadas e demonstradas racionalmente. Trata-se de um conhecimento que está sempre em transformação onde os estudos são baseados na ciência e reflexivos e críticos ao mesmo tempo. Também pode-se dizer que trabalha para um caráter emancipatório de nós mesmos da nossa caminhada individual ou em sociedade. O questionamento que fazemos sobre algo ou coisas sempre foi uma peça fundamental do conhecimento sendo que para mudar alguma coisa em nós mesmos ou no mundo temos que colocar todas as questões na dúvida. É na dúvida que novas hipóteses são levantadas. Mas a realidade que se constitui o conhecimento são de vários níveis e estruturas na qual não serão abordados aqui.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os Ombros Suportam o Mundo

                                   Bosch
Passando por uma livraria ao  comprar o mesmo caderno preto comum, percebi ao meu lado um transeunte mas para rato de livraria do que um simples transeunte, como se diz: um rato reconhece outro. Estava ele sorridente escolhendo entre as prateleiras um caderno ao oposto do meu; seu caderno era bem colorido com ares de infância. Este então olha a minha escolha e diz categoricamente: Este caderno que eu estou levando é para mim; mas não te importes muito de comprar algo que você acha que não te pertences pois o prazer a beleza a felicidade das pequenas coisas também fazem parte do desenvolvimento das idéias sejam elas quais forem.